CBRu divulga atualizações sobre os torneios nacionais

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) aprovou nesta segunda-feira (02.08) novidades referentes às competições nacionais de rugby. Os torneios de clubes serão remodelados e poderão contar com clubes de todas as regiões do país a partir de 2023. No novo formato, as equipes que cumprirem os pré-requisitos, mesmo pertencentes a estados sem uma federação constituída, poderão participar das disputas, que também contarão com divisões. Mais informações serão apresentadas em Live no YouTube da CBRu no dia 4 de agosto, às 13h.

A novidade eleva o número de torneios masculinos de rugby XV de um para quatro, saindo de 67 partidas para mais de 100. No feminino, o aumento é ainda maior, de um para cinco torneios, ampliando a participação de equipes de todo o território nacional, inclusive equipes juvenis. A CBRu irá proporcionar jogos para mais de 1,5 mil atletas masculinos e femininos, distribuídos em 60 equipes.

Além disso, a entidade também decidiu neste mês pelo cancelamento dos torneios da temporada 2021 por conta da pandemia da COVID-19. A medida visa resguardar a saúde dos atletas e profissionais envolvidos nos eventos. A definição foi tomada junto à Comissão Médica, que apontou os riscos por conta do ainda alto número de casos da doença no país, além das diferentes realidades em cada região.

Foram levados em consideração diversos fatores como os deslocamentos aos quais as equipes seriam submetidas, o número total de pessoas imunizadas na população brasileira e o contato durante as partidas realizadas. Não seria possível organizar os eventos em um sistema permanente de bolha sanitária, já que seriam necessários milhares de testes e as centenas de atletas teriam que ser acomodadas em hotéis separados, comprometendo o orçamento para os torneios que provém de Leis de Incentivo ao Esporte.

Com o calendário reagendado para 2022, os clubes e federações terão condições de realizar um retorno adequado aos treinamentos. A área de preparação física da CBRu entende que é necessário de dois a três meses de treinamento para que um atleta se prepare de forma ideal para participar de um torneio.

Para 2022, os torneios de Sevens Feminino adulto e Masculino adulto de XV terão o mesmo formato dos anos anteriores.

Em relação aos torneios de rugby sevens, que valem o pleito para o programa Bolsa Atleta do Governo Federal, a CBRu seguirá avaliando a evolução da pandemia e condições sanitárias dos estados nos próximos meses. Caso exista a possibilidade de realização em uma data única em dezembro, mediante os protocolos exigidos e preparação das equipes com tempo hábil indicado, comunicaremos a programação aos clubes e atletas.

A equipe de desenvolvimento da CBRu irá atuar junto às federações para entender as realidades locais e auxiliar em programas para um retorno gradual do jogo, no caso de regiões com calendários estaduais planejados.