Comunicado Cobras Brasil XV

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) comunica que, nos dias 5 e 10 de março, onze jogadores da franquia Cobras Brasil XV testaram positivo para Covid.

A equipe está entre as seis participantes da Superliga Americana de Rugby (SLAR), que será realizada de 16 de março a 15 de maio, no esquema de bolha sanitária nas cidades de Santiago e Valparaíso (Chile) e Montevidéu (Uruguai).
A viagem para o Chile, prevista para sexta-feira (12/3), foi adiada por alguns dias e a Sudamerica Rugby, organizadora do torneio, ainda definirá a situação do Cobras nestas primeiras rodadas.

Em parceria com a empresa brasileira Testfy, especializada em exames diagnósticos, a CBRu vem mantendo uma rotina de testagem frequente com seus atletas e integrantes do staff técnico. Todos passam por questionários diários de sintomas e são orientados a seguir os protocolos médicos e sanitários estabelecidos pelas autoridades regulatórias do Brasil e dos países onde são realizados os jogos e torneios.

O plantel inteiro encontra-se em isolamento social, sob monitoramento do Departamento Médico da Confederação por meio de telemedicina.

Os onze jogadores infectados estão recebendo os devidos cuidados e até o momento apresentam apenas sintomas leves. Passarão por uma bateria de exames, dentre os quais cardiológicos, até que estejam aptos física e clinicamente para retornar ao jogo.

Os demais jogadores e membros do staff técnico, que testaram negativo, serão submetidos a novos testes do tipo PCR no sábado (13/3) e na segunda-feira (15/3).

O período de avaliação é necessário para que a CBRu assegure que o elenco esteja em condições de jogo e possa ingressar ao longo da competição com a segurança exigida pelos protocolos sanitários.

Jogadores do Cobras infectados:
• Devon Vincient Muller (3ª linhas, Pasteur)

• Gabriel Henrique Souza Oliveira (2ª linha, Jacareí)

• Gabriel Quirino (Centro/Ponta, São José)

• Henrique Ferreira (Pilar / Curitiba)

• Joel Ramirez (Pilar / Jacareí)

• Kauã Matheus de Oliveira Guimarães (2ª linha, Pasteur)

• Leonel Moreno (Pilar, São José)

• Lucas Abud (Pilar, Poli)

• Matheus “Blade” Rocha (Pilar, Jacareí)

• Rafael Henrique dos Santos Teixeira (3ª linha, São José)

• Santiago Daniel Grippo (1ª linha, Urú Curé, Argentina)