Taça Tupi: grupos definidos após fim do classificatório

Não foi por falta de pontos, muito menos de emoção. Os jogos de volta do classificatório definiram no sábado, dia 8, os cinco times que se classificaram na fase qualificatória regional da Taça Tupi, a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro de Rugby XV. E todas as equipes que venceram nesse fim de semana avançaram. Rio Rugby (RJ), Joaca (SC), Templários (SP), Pé Vermelho (PR) e Chapecó (SC) se juntam agora aos sete pré-classificados: Niterói (RJ), Band Saracens (SP), Rio Branco (SP), San Diego (RS), BH Rugby (MG), Charrua (RS) e Guanabara (RJ).

Com as 12 equipes finalistas definidas, a Confederação Brasileira de Rugby anunciou nesta segunda-feira, dia 10, os três grupos da etapa complementar da competição:

Grupo A: Band Saracens, Rio Branco, Pé Vermelho e Templários
Grupo B: Niterói, BH Rugby, Guanabara e Rio Rugby
Grupo C: San Diego, Charrua, Joaca e Chapecó

A primeira rodada da etapa complementar será no próximo dia 22. Nessa fase, todos jogam entre si dentro dos grupos, com partidas de ida e volta, valendo vaga nas semifinais. O torneio nesta temporada valerá oito vagas na primeira divisão de 2018, uma vez que o Super 8 terá um novo formato, com 16 equipes participantes.

Confira a programação da primeira rodada da etapa complementar, no dia 22 de julho:

– BandSarries x Templários
– Rio Branco x Pé Vermelho
– Niterói x Rio Rugby
– BH x Guanabara
– San Diego x Chapecó
– Charrua x Joaca

Jogos de volta da fase qualificatória

Nos jogos de volta da fase qualificatória, no último sábado, o Chapecó era o que tinha chegado ao jogo decisivo com a menor vantagem (22 a 19 na partida de ida). Mas o time se impôs no campo do SC Rugby (RS), em Caxias do Sul, e sacramentou a vaga com mais um triunfo: 27 a 12.

O Rio Rugby (RJ) e o Pé Vermelho (SP) decidiram a fase qualificatória em situação confortável, pois tinham vencido os jogos de ida fora de casa. Neste sábado, venceram também como mandantes. A equipe do Rio de Janeiro fez 39 a 11 sobre o Inconfidentes (MG). Já o time paulista derrotou o São Carlos (SP) por 29 a 26.

O Joaca (SC) também avançou com um triunfo por 21 a 20 sobre os Brummers (RS), em Ivoti (RS). E o Templários (SP), de São Bernardo do Campo, venceu o Itaguaí (RJ) no campo do adversário por 40 a 20.

Resultados dos jogos de volta da fase qualificatória regional

Pé Vermelho (SP) 29 x 26 São Carlos (SP)
Rio Rugby (RJ) 39 x 11 Inconfidentes (MG)
Itaguaí (RJ) 20 x 40 Templários (SP)
SC Rugby (RS) 12 x 27 Chapecó (SC)
Brummers (RS) 20 x 21 Joaca (SC)

Imagem: Joyce de Mello Carvalho