Taça Tupi inicia em formato regional

O sábado, 1o de julho, marca também o início da temporada 2017 da Taça Tupi, a 2a divisão do Campeonato Brasileiro de Rugby XV. A competição terá formato regionalizado, com uma primeira fase qualificatória em que dez equipes brigam por cinco vagas na etapa complementar.

As partidas da primeira rodada são: São Carlos (SP) x Pé Vermelho (SP), Inconfidentes (MG) x Rio Rugby (RJ), Templários (SP) x Itaguaí (RJ), Chapecó (SC) x SC Rugby (RS), Joaca (SC) x Brummers (RS). Os jogos de volta, com mando invertido, acontecem no dia 8 de julho.

Os vencedores dos confrontos passam para a etapa completar, que já conta com sete equipes classificadas. São elas: Niterói (RJ), Band Saracens (SP), Rio Branco (SP), San Diego (RS), BH Rugby (MG), Charrua (RS) e Guanabara (RJ).

Com as 12 equipes finalistas definidas, a Taça Tupi terá então três grupos com quatro equipes cada. Todos jogam entre si, com partidas de ida e volta, valendo vaga nas semifinais. Vale ressaltar que o torneio nesta temporada valerá oito vagas na primeira divisão de 2018, uma vez que o Super 8 terá um novo formato, com 16 equipes participantes.

“Nossa expectativa para a Taça Tupi também é muito alta. Este torneio tem se mostrado muito competitivo e os times que sobem performam muito bem na 1ª divisão no ano seguinte. Agora teremos clubes que nunca participaram e poderemos avaliar com se saem em competições nacionais, com nível mais alto”, afirma Bernardo da Costa Duarte, diretor de torneios da CBRu.

Taça Tupi – Fase qualificatória regional

São Carlos x Pé Vermelho
Local: Campo da Água Vermelha
Endereço: Estrada da Água Vermelha, bairro Santa Eudóxia – São Carlos/SP
Horário: 15h
Árbitro: Caua Maria

Inconfidentes x Rio Rugby
Local: Estádio Genival Ramalho
Endereço: Rua Prefeito Washington Dias – S/N, bairro Barra – Ouro Preto/MG
Horário: 15h
Árbitro: Vinicius Aleiso

Templários x Itaguaí
Local: Arena Paulista – CERET
Endereço: Rua Canuto de Abreu s/n°, bairro Vila Formosa – São Paulo/SP
Horário: 14h
Árbitro: Regis Dantas

Chapecó x SC Rugby
Local: Clube Campestre Cordilheira
Endereço: Rua Inês Zanluchi, S/N, bairro Cordilheira Alta – Chapecó/SC
Horário: 15h
Árbitro: Lucas Santos

Joaca x Brummers
Local: UFSC – Campus Fazenda da Ressacada
Endereço: Rua José Olimpio da Silva, 1.100, bairro Tapera – Florianópolis/SC
Horário: 13h
Árbitro: Fernado Ceolato