Campeonato brasileiro 2018 terá modificações em sua estrutura

A CBRu, em parceria com os clubes do Super 8 e os Top 4 da Taça Tupi, anuncia o novo formato dos campeonatos nacionais de rugby XV masculino para o 2018.

Ambos torneios, o antigo Super 8, que passará a se chamar Torneio de 1ª Divisão Nacional de Rugby, e a Taça Tupi, passarão a ter um formato regional, com regiões delimitadas por critérios geográficos.

Região 1: formada por MGc, SP Vale e RJ

Região 2: formada por MGn, SP capital e SP interior Região 3: SP capital, PRn, PRc

Região 4: PRs, SC, RS

As equipes em cada região jogarão entre si com jogos ida e volta, sendo que as primeiras duas colocadas de cada grupo passarão para quartas de final e as últimas duas colocadas de cada grupo deverão jogar pela permanência na 1ª Divisão, fazendo deste jeito que todos os times tenham que jogar jogos relevantes todos os anos.

Já na Taça Tupi as primeiras duas colocadas de cada grupo jogarão pela promoção, com exceção do campeão que será promovido diretamente. Já as últimas duas equipes de cada grupo poderão ser desafiadas pelas equipes de melhor performance da região deles, que ainda não participam da Taça Tupi. Esperamos assim abrir mais portas para a entrada de novos clubes organizados aos torneios nacionais.

Uma das principais novidades é que, devido a que uma divisão geográfica pode criar um desequilíbrio esportivo entre os grupos, formando uma “região da morte”, será introduzido o conceito de um “Ranking Brasileiro de Clubes”. O Ranking terá o objetivo de pesar a fortaleça de cada grupo, e caso existem desequilíbrios grandes, outorgar mais vagas em quartas de final para os grupos mais difíceis e menos para os grupos mais fáceis. Ao mesmo tempo o Ranking permitirá ter uma noção quantificada de qual é o clube mais forte da história recente do Brasil.

Para sanar maiores dúvidas confira mais detalhes aqui. Ademais, a CBRu fará um vídeo na Brasil Rugby TV detalhando esse novo modelo e, em setembro, será publicado os regulamentos dos dois campeonatos.

Foto: Susi Baxter Seitz