Educadores Participam de Treinamento de Rugby em Macapá

Em mais um grande passo para a popularização do rugby no Brasil, cerca de 80 professores da rede de ensino pública e privada de Macapá participaram de aulas de capacitação sobre o esporte com membros da comissão técnica da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). A ação, promovida pela CBRu em parceria com a Total, o Governo do Estado do Amapá e a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), aconteceu na última quarta-feira, 8.

Ao longo do dia, os profissionais fizeram diversas atividades teóricas realizadas no Centro Cultural Franco Amapaense. Eles também participaram de aulas práticas na Arena Macapá Hotel e tiveram contato com os ensinamentos, os valores e as noções técnicas do esporte.

“Vimos os professores bastante motivados para incluir a modalidade nas atividades físicas nas escolas. Tenho certeza de que, em pouco tempo, teremos mais atletas de rugby no Amapá”, afirma Edionelson Trindade, titular da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), do Governo do Amapá.

Na próxima semana, Macapá será a sede do rugby no País. O local receberá uma série de grandes eventos, como festival e clínicas do esporte, além da Taça dos Hemisférios, partida que reunirá Brasil e Quênia no estádio Zerão. O confronto acontecerá no dia 17, às 17h, com entrada gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível.

“Esperamos poder difundir aos alunos o esporte e levá-los ao Zerão para acompanhar a partida e se apaixonar pelo esporte. O objetivo do projeto com a chegada da Seleção está surtindo muito efeito. Esperamos ter bons eventos”, completa Edionelson.

Para Mauricio Migliano, Diretor de Desenvolvimento na CBRu, a popularização da modalidade é um objetivo estratégico da confederação e tem conquistado passos importantes. “Quando alinhamos a disseminação à grande evento, o potencial de retenção de praticantes e pessoas que queiram levar adiante o ensino do esporte fica ainda mais forte. Em breve poderemos escutar sobre equipes de rugby pelo Amapá.”, completa Migliano.

Segundo Maxime Rabilloud, diretor-geral da Total E&P do Brasil – subsidiária da Total que atua no setor de óleo e gás nacional e está iniciando atividades na região Norte do país, foi uma excelente oportunidade para a companhia reforçar o seu comprometimento com os valores do esporte no Macapá. “Temos orgulho de apoiar essa inédita competição que vai disseminar no Amapá a cultura do rugby, que prega o respeito, a disciplina e a solidariedade, valores que praticamos na Total”, afirma.