Projeto de desenvolvimento do Rugby Feminino de base que veio para ficar!

O projeto Nina veio para trazer o empoderamento e o encorajamento para mulheres de todo o País e mostrar que sim, mulheres também são capazes de exercer funções dentro e fora do campo com toda competência, valores e comprometimento, desde que tenham o mesmo preparo e oportunidades que são destinadas ao público masculino.

 

Dentre as missões do projeto, estão além da melhora esportiva, captação e  retenção não somente de atletas (meninas de 07 a 17 anos), também a identificação, valorização e preparação de lideranças femininas para trabalharem junto a estas meninas.

Desta forma após muito trabalho e incansáveis reuniões o projeto tomou a forma atual, e vem consolidando seus propósitos e ganhando maturidade e principalmente notoriedade e confiança no meio esportivo por apresentar planos e propósitos consistentes e comprovados através de suas práticas.

Já em sua segunda edição, o Nina Rugby ano 2, tem o patrocínio através da L.I.E (Lei de Incentivo ao Esporte) das empresas Volvo do Brasil, Dipesul e Bradesco. Que incentivam e acompanham de perto todo o desenvolvimento e andamento do projeto, que abrange 12 clubes parceiros, distribuidos em cinco Estados do território Nacional.

O diferencial do Projeto Nina é a preocupaçao com a mulher em todas as suas esferas (esportiva, educacional, emocional e social), com a prática e implantação de um Espaço Seguro para o desenvolvimento do mulher, o projeto vem trazendo a concientização de que os cuidados com estas esferas reverbera na captaçao e retençao de cada vez mais muheres para o esporte o que concequentemente pode proporcionar uma melhora esportiva esperada a médio e longo prazo.

 

Relembrando a história do Projeto

O projeto Nina é um projeto transversal idealizado durante a pandemia do Covid-19, período em que algumas mulheres do rugby nacional se uniram para compartilhar ideias sobre a construção de um plano voltado para base da pirâmide do desenvolvimento do rugby feminino nacional. Formou-se então uma equipe multidisciplinar que juntas compartilharam conhecimentos e preocupações em comum, como por exemplo a necessidade de empoderar mulheres para que possam disputar igualitariamente as oportunidades que quando surgem são quase todas direcionadas ao público masculino.

 

Por ser o primeiro projeto de rugby exclusivo para mulheres, o Nina adicionou três valores aos já conhecidos dentro do livro de regra internacional do rugby e assim os valores Nina são (além dos D.R.I.P.S) também – Sororidade, Equidade e Irmandade.

Descrição

O Nina Rugby é um projeto que visa o desenvolvimento nacional de categorias de base femininas, tem como público-alvo meninas entre 07 e 18 anos de idade (em situação de vulnerabilidade social ou não), aptas a praticarem atividades físicas. Este projeto é de responsabilidade Confederação Brasileira de Rugby, que direcionará clubes e instituições esportivas a fomentarem e desenvolverem equipes femininas infantil e juvenil, com conteúdo relacionado ao aprendizado e prática do rugby, com metodologia direcionada e focada no desenvolvimento global das meninas. Nesse sentido, considerando a necessidade de fortalecimento das categorias de base feminina nacional, bem como a relevância social da inserção do esporte na infância e na adolescência, o projeto Nina aborda temas relevantes ao universo feminino, a preocupação da criação e preparação de um espaço seguro que visa o desenvolvimento das capacidades e habilidades físicas básicas, juntamente com a introdução das habilidades específicas da modalidade somadas a preocupação com o desenvolvimento global e de preparação para a vida

 

Justificativa e relevância

Diante do cenário histórico do esporte, a inserção das mulheres é um desafio sociocultural em torno do mundo. Apesar do aumento das observações sobre atletas do sexo feminino, ainda encontramos diferenças entre homens e mulheres no esporte relacionadas à diversos contextos, como pesquisas, número de praticantes, patrocínios e salários. Em diversas modalidades, estas barreiras refletem no desenvolvimento de novas atletas, favorecendo o sexo masculino (EIME et al., 2020; THE LANCET, 2019; PINHEIRO et al., 2013). Assim como em outros esportes, no rugby também às abordagens para o desenvolvimento de atletas de maneira geral ainda não são direcionadas de forma separadas por sexo, o que é justificado por não existir sustentação científica para conduzir o processo de desenvolvimento esportivo diferente (POSTHUMUS, 2013). Apesar disso, entende-se, principalmente no que se refere a adolescentes brasileiras, que existem diferenças na maturação entre sexos (BERGMANN et al., 2008; GARLIPP et al., 2009), na influência do ciclo menstrual em questões fisiológicas e psicossociais (FINDLAY et al., 2020) e no desenvolvimento da aptidão física (LLOYD et al., 2012)

Com esta visão, pautada no E.C.A (LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990), o Projeto Nina, pretende contribuir para a formação integral de meninas participantes do projeto no sentido de assegurar-lhes a participação no esporte de forma acolhedora e pautada em resoluções pertinentes que possibilitem seu desenvolvimento físico e esportivo dentro de um espaço seguro que garanta a integração entre temas e conteúdos importantes para o desenvolvimento feminino. O rugby será utilizado como ferramenta de desenvolvimento social e esportivo, que ofertará às meninas a oportunidade de aprendizado e prática de um esporte coletivo mundial/olímpico, que agrega valores morais atrelados ao desenvolvimento físico, social e psicológico; aceita biotipos diversificados e com isso integra e prepara meninas para além da prática esportiva, também para a convivência e cidadania. 

 

NOSSAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS 

  • Expositiva dialogada (exposição do conteúdo com a participação ativa das participantes);
  • Estudo dirigido (orientação e diretividade do professor, visando sanar dificuldades específicas);
  • Resolução de problemas;
  • Demonstrações dos fundamentos;
  • Explicações durante as atividades;
  • Recursos audiovisuais:
  • Apresentação dos materiais e equipamentos esportivos;
  • Atividades lúdicas com regras adaptadas;
  • Práticas de Jogos pré – desportivos
  • Jogos formais com as regras oficiais
  • Roda de conversa e feedbacks
  • Festivais internos

 

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS 

O Projeto Nina é um projeto com proposta desenvolvimento esportivo de longo prazo, e está classificado dentro da L.I.E. como Projeto de Esporte Educacional, assim sendo, o foco está direcionado ao desenvolvimento de longo prazo e não, nossas meninas aprendem o jogo e o praticam em festivais onde podem compartilhar com familiares e a comunidade local os aprendizados e habilidades adquiridas dentro da prática sistemática do rugby dentro de seus polos regionais. Com o objetivo de incentivar o estudo, as práticas ocorrem em regime de contraturno escolar e com estratégias metodológicas apropriadas e pertinentes a cada fase do desenvolvimento do público-alvo. Cada treinador (a) do projeto, segue o trabalho característico de seu clube, porém com orientação dae uma Coordenação Regional (Nina) que dá o suporte técnico necessário para que as propostas e objetivos sejam atingidos.