Tupis prontos para enfrentarem Uganda e Alemanha na sexta-feira pelo World Rugby Sevens Challenger

Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens está em Stellenbosch, na África do Sul, para disputar a 2ª etapa do World Rugby Sevens Challenger, a divisão de acesso à elite mundial.

 

Entre sexta (28/04), sábado (29) e domingo (30), a Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens encarará a segunda etapa do World Rugby Sevens Challenger, em Stellenbosch, na África do Sul. A primeira etapa da competição foi realizada no mesmo local no fim de semana passado, com o Brasil acabando na 8ª posição. A segunda etapa fechará o circuito, que vale vaga a seu campeão no torneio de Londres contra o 12º, o 13º e o 14º colocados da primeira divisão mundial (o World Rugby Sevens Series). O campeão do quadrangular de Londres, que será jogado de 12 a 14 de maio, garantirá a última vaga na primeira divisão de 2023-24, a ser disputada por 12 seleções.

Os Tupis caíram no Grupo B ao lado de Alemanha, Uganda e Coreia do Sul. No primeiro torneio, o Brasil foi derrotado por Uganda, 33 a 5, mas os Tupis superaram os sul-coreanos na sequência, 17 a 5. Já a Alemanha é um oponente que os brasileiros não enfrentam desde 2018 e buscam o primeiro triunfo contra o rival europeu, que foi vice campeão da etapa passada. O título ficou com Tonga, que agora leva vantagem na busca pelo primeiro lugar geral. Tonga está no Grupo A, com Itália, Chile e Jamaica, ao passo que o Grupo C tem Hong Kong China, que foi terceira colocada, encarando a Bélgica, o Zimbábue e a Papua Nova Guiné.

“Os jogos são bem parelhos, decididos nos detalhes. Sabemos que se corrigirmos alguns erros podemos melhorar nosso resultado”, comentou Matheus Cruz, atleta dos Tupis. Sobre o elenco brasileiro, Cruz ainda ressalvou que “a base já se conhecia, mas não estávamos jogando juntos e tivemos que nos adaptar ao longo do torneio. Sabemos que temos que melhorar nosso jogo e trabalhamos para isso. Contra Uganda, por exemplo, nos complicamos por erros no começo, mas sabemos que a vitória é possível”.

Com relação ao elenco que jogou o primeiro torneio, o Brasil teve apenas uma troca. Alison se lesionou e para seu lugar o treinador Lucas “Tanque” Duque convocou João Amaral, atleta do SPAC que está fazendo intercâmbio na África do Sul como beneficiário da Bolsa Michel Etlin. O elenco segue com atletas experientes, como Laurent Bourda-Couhet, Gustavo “Rambo” Albuquerque (que jogaram o Rio 2016 junto de Lucas Duque), Matheus Cruz e Lucas Drudi, mesclados com jovens promessas.

Além do torneio masculino, o Stellenbosch também receberá a segunda etapa feminina. Na primeira etapa, o título foi do time da casa, a África do Sul, que venceu a Bélgica na final e a China na semifinal. Nessa etapa, o Grupo A feminino terá África do Sul, Tailândia, Madagascar e Paraguai, ao passo que no B estão Bélgica, Tchéquia, Colômbia e Papua Nova Guiné. Já no C estão China, Polônia, Hong Kong e México. O Brasil não participa do Challenger feminino por já ser uma das seleções da primeira divisão mundial.

As partidas da segunda etapa do World Rugby Sevens Challenger serão exibidas ao vivo no YouTube da federação sul-africana (clique aqui).

 

Grupos – Torneio Masculino

Grupo A: 🇹🇴Tonga, 🇮🇹Itália, 🇨🇱Chile e 🇯🇲Jamaica
 
Grupo B: 🇩🇪Alemanha, 🇺🇬Uganda, 🇧🇷Brasil e 🇰🇷Coreia do Sul
 
Grupo C: 🇭🇰Hong Kong China, 🇧🇪Bélgica, 🇿🇼Zimbábue e 🇵🇬Papua Nova Guiné

Torneio Masculino – Jogos do Brasil

*Horários de Brasília

Sexta-feira, dia 28 de abril – das 05h06 às 10h10

05h06 🇺🇬Uganda x Brasil🇧🇷

08h32 🇩🇪Alemanha x Brasil🇧🇷

 

Sábado, dia 29 de abril – das 05h16 às 07h00

05h16 🇧🇷Brasil x Coreia do Sul🇰🇷

08h54 às 09h40 – Semifinais de 9º lugar

10h22 às 11h10 – Quartas de final

 

Domingo, dia 30 de abril – das 04h00 às 09h25

04h00 às 04h44 – Semifinais de 5º lugar

05h38 – 11º lugar

06h00 – 9º lugar

05h38 às 06h22 – Semifinais de 1º lugar

07h14 – 7º lugar

07h14 – 5º lugar

08h08 – 3º lugar

09h01 – FINAL

 

Convocados – Brasil:

Aramis Padilla (SPAC, SP)

Carlos “Hamburgão” Moura (Jacareí, SP)

David “Bob” Muller (Pasteur, SP)

Dominic Oliveira (Life University, Estados Unidos)

Gustavo “Rambo” Albuquerque (São José, SP)

João Amaral (SPAC, SP)

Laurent Bourda-Couhet (FC Barcelona, Espanha)

Lorenzo Massari (Calvisano, Itália)

Lucas Drudi (Jacareí, SP)

Matheus Cruz (Jacareí, SP)

Rafael “Latrell” Teixeira (São José, SP)

Robson “Varejão” (Cobras Brasil XV | Pasteur, SP)

Joel Victor Santos (Pasteur, SP)

 

Comissão técnica:

Lucas “Tanque” Duque (Treinador)

Maurício Ramos (Preparador Físico)

Felipe Fontana (Fisioterapeuta)

 

Foto: World Rugby