Brasil e Colômbia fizeram jogo histórico de Rugby XV feminino em Mogi das Cruzes

Pela primeira vez na história, a Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV jogou diante do público brasileiro, em grande evento em Mogi das Cruzes. A vitória foi colombiana no amistoso: 25 a 17.

 

O Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes, foi o palco para o primeiro jogo na história da Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV, as Yaras XV, em território nacional, em evento organizado pela Confederação Brasileira de Rugby.

O amistoso contra a Colômbia foi intenso e acabou com vitória colombiana por 25 a 17, mas com direito a muita luta das brasileiras. O duelo serviu de preparação para o desafio do ano que vem, quando as duas seleções voltarão a duelar por vaga no WXV, a nova liga mundial de rugby feminino, que terá sua edição inaugural em 2023.

O evento foi uma celebração do rugby brasileiro feminino, com direito a camp das seleções femininas de base, homenagem às jogadoras que já vestiram a camisa das Yaras e, claro, muita expectativa sobre o calendário que se avizinha, pois, além do WXV, a América do Sul ainda terá uma vaga direta na Copa do Mundo de 2025. Agora as atenções do rugby feminino se voltarão para o rugby sevens, no qual o Brasil é dominante na América do Sul e uma das seleções do Top 10 mundial. As Yaras iniciarão a temporada 2022-23 do Circuito Mundial de Rugby Sevens Feminino, que começa no dia 2 de dezembro, em Dubai.

 

O jogo

As Yaras foram representadas por atletas de todas as regiões, com nada menos que onze clubes de cinco estados representados no elenco (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Piauí), mostrando a abrangência do esporte. As brasileiras conquistaram o primeiro try em boa jogada de mãos, que teve Ariely disparando na ponta e Mariana Mendes finalizando. A Colômbia, no entanto, reagiu, tendo mais posse de bola e território. O try das Tucanes veio com Martinez na ponta, em bola aberta após maul.

O Brasil chegou a flertar com o try após a veterana Bruna Lotufo romper a linha defensiva colombiana. A bola jogada de mãos acabou com Paula chutando pro in-goal, mas o chute foi longo demais. A Colômbia respondeu apostando em scrum após penal e soube trabalhar até aq centro Daniela Alzate marcar o segundo try. 10 a 5 no intervalo. mas sai longo.

O segundo tempo começou perfeito para as Yaras, que conseguiram o try da virada com Yasmim, em disparada desde o campo de defesa após roubada de bola. No entanto, a Colômbia voltou a falar mais alto no jogo de contato e, após desperdiçar penal, conseguiu seu terceiro try com Arzuaga.

Lá e cá, o jogo seguiu em aberto e Pagan rompeu para o try brasileiro. A Colômbia, deu o troco com dois tries em sequência, de Baguy e Alzate, ambos criando espaço na ponta. As Tucanes ainda desperdiçaram penal frontal e o jogo se encerrou em 25 a 17 para as visitantes.

“Foi um jogo muito duro e intensos. Sentimos um pouco pela temporada de sevens estar rolando, mas mostramos que temos muito potencial. Agradecemos muito à torcida que nos apoiou do começo ao fim” comentou Íris Coluna, capitã das Yaras.

A partida ainda marcou a despedida de Cris Futuro, árbitra da partida ex jogadora, que esteve no primeiro jogo da história da Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV em 2008. A partida contou com duas atletas que jogaram ao lado de Cris Futuro naquela oportunidade: sua irmão Beatriz “Baby” Futuro e Bruna Lotufo. “Foi lindo de ver esse jogo e participar dessa história. Saio com coração quente e feliz demais, agradecida com o rugby e pronta para trabalhar muito nos bastidores. É um esporte transformador e tenho orgulho de fazer parte dele e desta história”, comentou Cris Futuro.

17 X 25

🇧🇷Brasil 17 x 25 Colômbia🇨🇴

Árbitra: Cristiana Futuro (Brasil) / Assistentes: Marcela Coffacci (Brasil) e Érika Weiss (Brasil)

Local: Estádio Nogueirão – Mogi das Cruzes, SP

🇧🇷Brasil

Tries: Mariana, Yasmim e Pagan

Conversões: Paula (1)

15 Patrícia Carvalho (Delta, PI), 26 Ariely Moreira (Maringá, PR), 13 Paula Sarmento (São José, SP), 12 Mariana Mendes (São José, SP), 11 Ana Júlia Dias (Melina, MT), 10 Leticia Martins (Band Saracens, SP), 9 Silvana Santos (Leoas de Paraisópolis, SP), 8 Íris Coluna (c) (Band Saracens, SP), 7 Eshyllen Coimbra (El-Shaddai, RJ), 6 Dayana Dakar (Niterói, RJ), 5 Sofia Marques (Band Saracens, SP), 4 Ana Carolina Santana (Melina, MT), 3 Beatriz Pagan (Rio Branco, SP), 2 Bruna Lotufo (Band Saracens, SP), 1 Addalucia Nascimento (Delta, PI);

Suplentes: 16 Tainá Amorim (Melina, MT), 17 Carolina Palazzini (Band Saracens, SP), 18 Samara Arruda (Pasteur, SP), 19 Grasiele Bomfim (Band Saracens, SP), 24 Isabela Gomes (São José, SP), 21 Beatriz Futuro (Niterói, RJ), 22 Maysa Fernandes (Curitiba, PR), 23 Yasmim de Lima (Melina, MT);

Treinador: AK Southey

🇨🇴Colômbia

Tries: D Alzate (2), Martínez, Arzuaga e Baguy

15 Laura Diosa, 14 Yuritza Martinez, 13 Daniela Alzate, 12 Valentina Tapias, 11 Maria Arzuaga, 10 Camila Lopera, 9 Andrea Ramirez, 8 Isabel Romero, 7 Angela Alzate, 6 Valentina Álvarez, 5 Annagith Vargas, 4 Paola Delgado, 3 Carolina Naranjo, 2 Nathalia Barajas (c), 1 Antonia Cortes;

Suplentes: 16 Silvia Olave, 17 Tatiana Delgado, 18 Camila Cardona, 19 Maria Paula Urrego, 20 Maria Alejandra Conde, 21 Stefania Sarmento, 22 Camila Castrillon, 23 Michelle Baguy;

Treinadora: Lis Martínez

Foto: Brasil Rugby/Fotojump