Para a construção do XV feminino: confirmados treino aberto e clínicas de scrum

A Brasil Rugby vai avançando com o projeto de desenvolvimento do rugby XV feminino. Nesse sábado, dia 13, haverá o segundo treino aberto no NAR (o Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo), a ser conduzido por Will Broderick, treinador da Seleção Brasileira.

A proposta dos treinos abertos vêm sendo oferecer a atletas interessadas a oportunidade de seguirem evoluindo dentro da modalidade, que se encontra em estágio inicial no país. Nas semanas seguintes, a partir do dia 22 de agosto, os treinos abertos darão lugar às clínicas de scrum, também abertas à comunidade e realizadas no NAR com o objetivo de desenvolver a formação de scrum.


No primeiro semestre deste ano, a Brasil Rugby inaugurou seu primeiro Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby XV, que contou com disputas entre seleções regionais nas categorias adulta e M21. Por se tratar do início do processo de introdução da modalidade, os jogos foram conduzidos com scrums sem disputa. Com isso, as clínicas de scrum foram pensadas com o intuito de avançar os scrums, para que no futuro as disputas possam ocorrer com segurança.

Calendário:

13/08 – Treino Nar (11h30 às 13h00  )
22/08 – Clínica Scrum (17h00 às 18h00)
24/08 – Clínica Scrum (17h00 às 18h00)
29/08 – Clínica Scrum (17h00 às 18h00)
31/08 – Clinica Scrum (17h00 às 18h00)

Os desafios pela frente para a Seleção Brasileira Feminina

Além do lançamento do Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais, o rugby XV feminino brasileiro teve outras importantes confirmações. A América do Sul tem agora asseguradas um vaga direta na Copa do Mundo (a partir da edição 2025) e uma vaga direta no novo WXV, a recém criada liga mundial de seleções, que terá sua largada em 2023. O calendário dos jogos do XV das Yaras será confirmado nos próximos meses, com a Brasil Rugby buscando consolidar datas de amistosos antes da disputa pela vaga no WXV.

Com isso, a Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV passa a ter oportunidades no cenário internacional que estimulam seu desenvolvimento e norteiam o trabalho com a modalidade, que começa com a introdução de novas jogadoras à modalidade, passa pela evolução do Campeonato Brasileiro e culmina na formação e fortalecimento da seleção nacional.