São Paulo e Curumins fizeram amistoso empolgante em São José

No último sábado, o Centro da Brasil Rugby, em São José dos Campos, foi palco para o amistoso entre a Seleção Brasileira M20 (os Curumins) e a Seleção Paulista Adulta, organizada com o apoio da Federação Paulista de Rugby.

O jogo foi muito parelho, disputado intensamente do início ao fim. São Paulo conseguiu a vitória por 38 x 32 com um try no fim, mas o jogo foi recheado de reviravoltas.

A partida começou com muita intensidade do lado dos Curumins, que abriram 10 x 00 logo no início com tries de Aramis e Tico. Quando Aramis aproveitou turnovers para cravar o terceiro try e abrir 17 x 00, a impressão era de que os Curumins estavam no caminho da vitória. Porém, São Paulo cresceu na reta final do primeiro tempo e chegou aos tries do empate com Tsonga, Hanz e Igor. 17 x 17 no intervalo.

Por ser um jogo treino, os dois times trocaram boa parte dos elencos para a segunda etapa, que começou com try paulista de Vidal. Os Curumins responderam virando o marcador com tries de Guto, Iarley e Luiz, mas Cris e Brasil responderam com os tries da virada de São Paulo, que fechou o marcador em 38 x 32. Ao final do duelo, os treinadores Leandro Gevaerd, dos Curumins, e Júlio Faria, de São Paulo, nomearam os melhores em campo, dando os prêmios para Maiki Lemes, do Jacareí e dos Curumins, e Matheus Muller, da Poli e da Seleção Paulista.

A partida teve a presença de comitiva da Sudamerica Rugby, a confederação sul-americana, encabeçada pelo diretor de alto rendimento Daniel Hourcade, ex treinador da seleção argentina. Hourcade conheceu de perto o trabalho do departamento de alto rendimento da Brasil Rugby e se inteirou sobre os processos de desenvolvimento das seleções.

O evento ainda colocou em teste o projeto de competições nacionais para 2023, que contará com a criação de um Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais Adultas envolvendo quatro equipes: São Paulo, Sul, Barbarians (uma seleção de todo o país) e Curumins. O objetivo, além de dar oportunidade para mais atletas serem analisados, oferecerá mais jogos de bom nível aos Curumins.

Em agosto, no fim de semana dos dias 6 e 7, começará o Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais juvenis (M18 e M21). Em breve, o calendário da competição será divulgado.