Moderniza Rugby SC: Brasil Rugby faz parceria com NEPEGEM/UDESC para desenvolver rugby no Sul do país

Núcleo de Estudos em Gestão e Marketing Esportivo da UDESC lança projeto para dar suporte a clubes e federações

 

A Confederação Brasileira de Rugby tem nova parceria para o desenvolvimento do esporte na região Sul do país. Trata-se do Moderniza Rugby SC, projeto do Hub SC de Inovação no Esporte, do Núcleo de Estudos em Gestão e Marketing Esportivo da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) que tem por missão produzir, compartilhar e aplicar conhecimentos técnicos em Gestão do Esporte.

O projeto nasceu tendo por objetivo central construir uma rede de governança entre os principais atores do rugby catarinense – clubes e federação estadual (FECARU) – com o intuito de promover decisões de forma estratégica e coletiva com vistas para o crescimento do rugby como um todo. A questão da governança é o aspecto central do projeto, com o intuito de promover práticas da gestão corporativa dentro de clubes e federações, possibilitando a modernização dessas entidades.

Agora, apoiado pelo departamento de desenvolvimento da Brasil Rugby, o projeto contará também com a participação de clubes de rugby gaúchos e paranaenses, contribuindo na elaboração de soluções coletivas.

“Este projeto reflete o melhor do esporte, que tem na sua essência a colaboração. A aproximação de diferentes atores do rugby – CBRu, FECARU e Clubes – e de outros contextos, só tem a amplificar o potencial da modalidade no nosso estado, contribuindo para a elaboração de soluções inovadoras para a gestão e governança dos clubes”, comentou o Prof. Dr. Gabriel Gonçalves, coordenador do NEPEGEM/UDESC.

Maria Gabriela “Magá” Graf, do Desterro Rugby Clube e integrante do HUB, foi uma das responsáveis pela parceria e explicou como tudo começou. “O HUB Inovação no Esporte, do NEPEGEM, todo ano seleciona uma organização esportiva para ajudar, e o Desterro Rugby se inscreveu com uma demanda específica. Porém, após algumas discussões, foi percebido que a necessidade maior era ajudar na capacitação de gestão dos clubes do estado como um todo, e então surge o Moderniza Rugby SC”.

O próximo passo do Moderniza Rugby é a organização de três workshops:
– Workshop 1 – Área estrutural: 26/07, com Nikolas Salvador Bottós (Desterro Rugby Clube)
– Workshop 2 – Área Operacional: 30/08, com Luís Vanucci (Instituto Rugby Para Todos)
– Workshop 3 – Área Estratégica: 27/09, com Geraldo Campestrini (CBTM)