Yaras confirmadas na elite do Circuito Mundial de Sevens

O World Rugby confirmou nesta semana que a Seleção Brasileira Feminina seguirá como uma das 11 seleções fixas do World Rugby Sevens Series, o Circuito Mundial de Sevens, para a temporada 2022-23.

Apesar de mostrarem grande evolução ao longo da temporada 2021-22, as Yaras terminaram o Circuito na 11ª colocação, apenas 2 pontos abaixo da 10ª colocada Espanha, e foram rebaixadas. No entanto, o Comitê Executivo do World Rugby confirmou que a seleção da Rússia (8ª colocada de 2021-22) foi retirada do Circuito. A suspensão àquele país abrange sua participação em todas as competições internacionais de rugby em andamento organizadas pela World Rugby. Como resultado, o Brasil manterá seu status no Circuito.

Além do Brasil, compõem a elite mundial do rugby sevens feminino Austrália (atual campeã), Nova Zelândia, Fiji, França, Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Irlanda, Espanha e a seleção campeã da segunda divisão mundial (a ser realizada em agosto). A Grã-Bretanha substitui a Inglaterra após acordo entre as federações de inglesa, escocesa e galesa.

O Circuito Mundial de Sevens Feminino de 2022-23 começará em dezembro e contará com 7 etapas:

  • 1a etapa – Dubai (Emirados Árabes Unidos) – 02 e 03 de dezembro de 2022
  • 2a etapa – Cidade do Cabo (África do Sul) – 9 a 11 de dezembro de 2022
  • 3a etapa – Hamilton (Nova Zelândia) – 21 e 22 de janeiro de 2023
  • 4a etapa – Sydney (Austrália) – 27 e 29 de janeiro de 2023
  • 5a etapa – Vancouver (Canadá) – 03 a 05 de março de 2023
  • 6a etapa – Hong Kong (China) – 31 de março a 02 de abril de 2023
  • 7a etapa – Toulouse (França) – 12 a 14 de maio de 2023

 

Brasil em todas as grandes competições do sevens feminino

O rugby sevens internacional conta com três grandes competições em escala mundial. A modalidade faz parte dos Jogos Olímpicos, disputados a cada quatro anos. Também jogada de quatro em quatro anos é a Copa do Mundo de Rugby Sevens (Rugby World Cup Sevens), competição mais antiga da modalidade, jogada sempre dois anos depois dos Jogos Olímpicos. A próxima edição é neste ano, em setembro, na África do Sul.

A Copa do Mundo não deve ser confundida com o Circuito Mundial de Rugby Sevens (World Rugby Sevens Series), série de torneios realizada anualmente com 11 seleções disputando o título da primeira divisão.

Depois de entrar em campo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Seleção Brasileira Feminina está classificada para a Copa do Mundo de 2022 e segue na elite do Circuito Mundial.