Sudamerica Rugby visitou clubes e projetos sociais após o Sul-Americano

Na última semana, entre as realizações do Campeonato Sul-Americano Feminino e do Desafio Internacional de Beach Rugby, a Confederação Brasileira de Rugby recebeu a visita de dois dirigentes da Sudamerica Rugby (a Confederação Sul-Americana de Rugby),  Fernando del Castillo (Gerente de Desenvolvimento), e Bárbara Pichot (Coordenadora de Rugby Feminino), com o objetivo de mostrar à entidade ações importantes de desenvolvimento que estão ocorrendo no Brasil.

Na segunda-feira (dia 13), Pichot e Castillo foram a Jacareí e São José dos Campos, onde conheceram o Jacareí Rugby e o São José Rugby. Em São José, os dois foram ao CT Ange Guimera e conheceram o trabalho do projeto social clube com as categorias infantil e juvenil, sendo recebidos pela jogadora e treinadora Edna Santini. Já em Jacareí, houve visitas à escola Adélia, onde o clube tem um de seus polos de desenvolvimento, e ao SESI, com reuniões na instituição para conhecer os projetos da entidade. A dupla ainda encontrou a seleção de rugby XV feminina do Vale do Paraíba, campeã nacional M21, para conhecer melhor o trabalho com a categoria. O dia se encerrou com um terceiro tempo, trocando experiências.

Na terça (dia 14), os dirigentes foram a São Paulo e conheceram o Instituto Rugby Para Todos e a comunidade de Paraisópolis, uma das maiores de São Paulo, onde o rugby ganha penetração social importante; e o Pasteur Athlétique Club, onde viram o trabalho com o rugby feminino encabeçado pela treinadora Rafaela Turola (também treinadora da Seleção Brasileira Feminina Juvenil). As atividades do dia se encerraram no Bar Louie Louie, referência em cultura do rugby nacional.

Na quarta (dia 15), as visitas foram ao NAR, o Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo, onde treinam as seleções brasileiras.

“Ficamos muito impressionados. Muito bom conhecer o projeto no SESI e o rugby na favela de Paraisópolis. Ficamos felizes de ver o trabalho de base acontecendo”, disse Fernando de Castillo.

“Tivemos muita sorte de conhecer toda a realidade do que vem ocorrendo de desenvolvimento do rugby brasileiro. O Brasil está trabalhando aos montes e só tenha parabéns a dar”, comentou Bárbara Pichot.

Renato Occhinonero, diretor de Desenvolvimento e Torneios da CBRu, ressaltou a importância da visita da entidade máxima do rugby sul-americano. “A Sudamerica Rugby veio ao Brasil e pôde conhecer a nossa realidade. Foram ver clubes brasileiros, foram pro campo conhecer, o que pra gente é muito importante para o diálogo pro futuro”.

A Confederação Brasileira de Rugby agradece à Sudamerica Rugby pela visita.