Copacabana celebra sábado especial de rugby na praia

Na volta do Desafio Internacional de Beach Rugby, apresentado pela TIM, Argentina vence Brasil na final do masculino por 8 a 6 e na decisão do feminino por 5 a 2

 

A Argentina foi a grande vencedora da 7ª edição do Desafio Internacional de Beach Rugby, realizada hoje (18) pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) nas areias da praia de Copacabana. Apresentado pela TIM, o evento foi transmitido pelo Globoplay e Ge.Globo e terá os melhores momentos retransmitidos no SporTV3, na próxima terça-feira (21), às 18 horas.

Na arena montada entre os postos 2 e 3, os fãs de rugby conferiram a vitória dos Pumas sobre os Tupis por 8 a 6. A seleção argentina, treinada por Diego Rodriguez, garantiu seu sexto título com os tries de Fernando Luna, Franco Giudice, Matteo Graziano e Tomás Lizazu.

O elenco brasileiro, comandado pelo head coach João Luiz da Ros e formado sobretudo com jogadores da franquia Cobras Brasil XV, que disputa a Superliga Americana de Rugby, equilibrou as ações até meados do segundo tempo. Porém, não resistiu às infiltrações do adversário que é o maior vencedor do torneio. Sérgio Luna, Robson “Varejão” de Morais, Alexandre “Texugo” Alves e Gabriel Zurka marcaram pelos Tupis.

Na categoria feminina, o confronto decisivo entre as rivais Brasil e Argentina pendeu a favor das Yaguaretés, que venceram por 5 a 2 e faturaram o título pela terceira vez na história. Treinadas por Leonardo Gravano, as “hermanas” assinalaram os tries com Azul Medina, Andrea Moreno, Gimena Mattus, Antonella Reding e María Taladrid.

Por sua vez, as Yaras marcaram com Maysa Fernandes e Silvana Oliveira. Convém destacar que o time comandado pela head coach Rafaela Turola disputou o torneio com jogadoras de desenvolvimento. A exceção foi a curitibana Larissa Alves, que já integra o time principal e foi campeã sul-americana em Saquarema no sábado passado.

O rugby do Rio de Janeiro marcou presença na competição. A seleção masculina foi liderada dentro de campo por Daniel Gregg, considerado um dos maiores jogadores da história dos Tupis. Já a feminina contou com a experiência de Letícia Olivares, com passagem pelas Yaras. As seleções da Federação Fluminense de Rugby não participavam do Desafio de Beach Rugby desde 2014 e o retorno na edição deste ano representa um incentivo para a modalidade se desenvolver no Rio de Janeiro, estado que tradicionalmente revela talentos para as seleções de base e principais do país.

“Algo inédito conseguirmos realizar dois grandes eventos de rugby no Rio de Janeiro no mesmo mês. Em Saquarema, celebramos a consolidação das Yaras como a maior seleção do continente sul-americano e seu vigésimo título. Agora com o beach rugby em Copacabana promovemos uma grande festa da nossa modalidade. Nossa missão é também apresentar os valores do rugby ao grande público e mostrar sua qualidade como esporte, educação e entretenimento. Agradecemos demais as seleções de Argentina, Uruguai e Rio de Janeiro por abrilhantarem o evento. Em especial, parabenizamos as hermanas e os hermanos da Argentina pela conquista”, comentou Mariana Miné, CEO da CBRu.

 

Elencos do Brasil

Feminino

1 – Dayana Oliveira (c)

2 – Larissa Alves

3 – Camilla Carvalho

4 – Maysa Fernandes

5 – Júlia Leni

6 – Beatriz Pagan

7 – Silvana Oliveira

8 – Gisele Gomes

Treinadora: Rafaela Turola

 

Masculino

1 – Alexandre Victor Figueiredo Alves

2 – David Müller Dogivá de Páscoa

3 – Gabriel Zurka Almeida Delgado Quirino

4 – Joel Freire dos Santos Junior

5 – Joel Victor Araújo dos Santos

6 – Robson Alves de Morais

7 – Sergio Manoel Silveira de Luna

8 – Victor Guilherme Souza Silva

Treinador: João Luiz da Ros

 

Resultados dos jogos

 

1º lugar – Argentina

2ª lugar – Brasil

3º lugar – Rio

Masculino – Brasil 5 x 4 Rio

Masculino – Brasil 4 x 9 Argentina

Masculino – Argentina 8 x 3 Rio

Masculino – Brasil 6 x 8 Argentina (final)

 

 

1º lugar – Argentina

2ª lugar – Brasil

3º lugar – Uruguai

Feminino – Argentina 3 x 3 Uruguai

Feminino – Brasil 8 x 3 Rio

Feminino – Argentina 5 x 1 Rio

Feminino – Brasil 7 x 4Uruguai

Feminino – Uruguai 7 x 3 Rio

Feminino – Brasil 2 x 5 Argentina

 

Mais informações:

https://brasilrugby.com.br/

 

Sobre Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)

A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte e como patrocinadores principais: Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), TIM, Estácio e KickBall. Conta ainda com O Boticário, Deloitte, Alupar e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Grupo Évora S.A, Gilbert, Travel Ace, Pinheiro Neto Advogados, CVC Capital Partners, Universal Assistance e Testfy. A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa da Superliga Americana de Rugby, também é apoiada por Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Irko Hirashima, Universal Assistance e Testfy. www.brasilrugby.com.br / @BrasilRugby / @cobrasbrasilxv (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube)

 

Sobre a modalidade

O rugby é um dos esportes coletivos mais praticados no mundo, com 9,6 milhões de jogadores globalmente (número da World Rugby) e presente em mais de 120 países. No Brasil, são mais de 36,8 milhões de pessoas interessadas pelo esporte, das quais cerca de 5 milhões se consideram fãs, de acordo com pesquisa Ibope Repucom 2019. São mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes no País, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

 

Informações para imprensa e influenciadores

Agência Esporte&Negócio – www.esporteenegocio.com.br/ (11) 5083 8845 / @esporteenegocio

Carlos Alessandro – carlos@esporteenegocio.com.br – (11) 98293 4224