Rugby brasileiro inova com plataforma de dados para gestão integral dos atletas

Por meio de um único aplicativo digital, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) passou a integrar profissionais de todos seus departamentos e vem facilitando a gestão das diversas informações sobre os atletas, desde a base até o alto rendimento.

Como o próprio nome sugere, a plataforma tecnológica Pro Soccer Sports iniciou sua jornada aprimorando o desempenho no futebol profissional e vem sendo aprovada por clubes importantes do país como São Paulo, Fortaleza, Fluminense, CSA e Sampaio Corrêa.

A CEO da CBRu, Mariana Miné, explica o que motivou a entidade a firmar no final do ano passado a parceria com a startup brasileira Pro Soccer Sports. “Entendemos que é preciso testar as novas tecnologias do esporte que têm um retrospecto positivo em atletas e instituições de referência. Assim, oferecemos mais condições para nosso programa de alto rendimento alcançar seus objetivos e traçar metas mais ousadas”, justifica a dirigente.

Com a implantação da tecnologia, departamentos distintos agora interagem com mais rapidez e precisão. A equipe multidisciplinar consegue avaliar diferentes dados em uma única ferramenta: desempenho (GPS; acelerômetro; frequência cardíaca, questionários subjetivos sobre fadiga, dores e recuperação muscular, fisioterapia), saúde (consultas; exames clínicos; dietas nutricionais; registro, tratamento e retorno de lesões; medicamentos ingeridos) e administrativos (contratos; registros; súmulas; suspensões; convocações; treinamentos; calendário de jogos etc.).

“Antes, cada área tinha seu próprio ‘sistema’ de planilhas para planejar, monitorar e ajustar. Agora fazemos uma gestão mais global, interativa e imediata. Ainda estamos em fase de adaptação, mas as vantagens são incontestáveis. Direcionamento e controle do volume de treinos e retorno dos atletas lesionados são exemplos de informações disponibilizadas para avaliações a qualquer hora por toda a equipe técnica”, explica Felipe Schultz, coordenador de preparação física e cientista do esporte da CBRu.

“Geralmente a partir da primeira semana de uso do aplicativo, já percebemos uma evolução na organização dos dados e integração das áreas dentro dos clubes. Os profissionais elogiam que a rotina fica mais fácil quando se pode cruzar informação num mesmo ambiente a qualquer momento. As categorias de base de cada clube, que chegam a concentrar 300 atletas, também se beneficiam desta gestão integrada”, explica Kauê Kiss, sócio-fundador da Pro Soccer Sports.

Gestores do futebol profissional já se acostumaram com as facilidades da plataforma. “A diretoria executiva pode compartilhar dados sobre a gestão de todas as áreas e melhorar a tomada de decisões. O app tornou-se uma ferramenta essencial ao trabalho, pois seu diferencial é agilizar a troca entre os setores, muitas vezes em tempo real”, destaca Marcos Biasotto, superintendente de futebol de base do São Paulo.

Felipe Schultz esclarece que a plataforma de gestão esportiva Pro Soccer se baseia no sistema AMS (Athlete Monitoring System) utilizado praticamente por todas as principais seleções de rugby do mundo.

“O controle rigoroso dos dados é um ponto crítico para o sucesso das equipes. Adotamos esta inovação depois de conferir como ela vem sendo bem aproveitada por seleções e clubes nos Estados Unidos, Irlanda, Austrália e outros países que protagonizam o rugby”, conta.

O preparador físico ressalta que o Pro Soccer Sports se mostra muito útil no trabalho de reabilitação dos atletas que envolve parceiros como o Centro de Referência em Ciências do Esporte do Sesi-SP (CRCE) para o intercâmbio de informações técnico-científica.

Atletas como Joel dos Santos, Jacobus van Nikerk, Franco Giudice, Joel Ramirez, Marcos Medici Aoad e Mariely Faria (campeã este mês com as Yarinhas nos Jogos Sul-americanos da Juventude em Rosário) se beneficiaram desta boa gestão dos dados para a recuperação de lesões e o retorno às competições.

“Trabalhos minuciosos e específicos de reabilitação melhoram muito com a integração desta tecnologia. Avaliações constantes de lesões e desbalanços são lançadas na plataforma, o que ajuda no plano de recuperação e treinamento para cada atleta”, completa.