Seleção masculina de sevens amplia opções e terá atletas de fora do sistema

A seleção brasileira masculina de rugby sevens passará por uma mudança no formato de trabalho a partir deste mês. Antes contando exclusivamente com atletas do sistema de alto rendimento, a comissão técnica passará agora a observar, acompanhar e realizar convites para atletas que se destacarem em clubes do país. 

O ex-capitão da equipe e atleta olímpico Lucas Duque, que deixou os campos em 2019, será observador de talentos e intermediará o processo. Além dele, dois ex-atletas também apoiarão o programa. Erick Cogliando irá colaborar na parte administrativa e de coordenação, enquanto Henrique Dantas auxiliará na avaliação e parte física dos observados.

A ideia é alterar o formato atual, onde apenas atletas do sistema de Alto Rendimento, baseados em São Paulo (SP) acabam tendo oportunidades. O contato com rugbiers espalhados por todas as regiões do país será realizado via treinadores de clubes, que poderão compartilhar informações sobre treinamento, parte física e desenvolvimento. 

O Superintendente Técnico de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Rugby, João Nogueira, comentou a oportunidade de ampliar as observações e trazer ex-atletas para participarem da construção deste novo processo.

“Este processo está alinhado com a iniciativa deste novo ciclo de identificar, formar e aproximar cada vez mais pessoas do Sistema de Alto Rendimento. Desta forma passamos a ter acesso a um maior leque de opções tanto de atletas para compor as equipes nacionais, como de profissionais para efetuar o acompanhamento de jogadores pelo país”, destacou.

O head coach das seleções da Confederação Brasileira de Rugby, Fernando Portugal, comentou a mudança e explicou como serão os passos do projeto.

“Teremos a possibilidade de ver novos jogadores, de dar aos atletas de todas as regiões uma oportunidade de que possam representar a seleção, mesmo não fazendo parte da rotina do sistema de Alto Rendimento. E a participação de uma referência neste processo, o Tanque, é muito positiva, é alguém que conhece muito bem as características da modalidade”, disse Portugal.

Os atletas indicados pelas equipes serão avaliados através de vídeos e envio de avaliações físicas no trabalho integrado com Duque. Se aprovados, serão convidados para os períodos de treinamento da equipe nacional com o grupo no NAR-SP e São José dos Campos (SP). Lucas Tanque comentou a expectativa para o novo desafio.

“A expectativa é boa, será um desafio novo que aceitei com todo orgulho e toda a seriedade. É um período de novas ideias, de contribuir com esse movimento de abrir oportunidade para mais atletas. Vou entrar em contato e também receber contato dos treinadores Brasil afora. O sevens é uma modalidade que está crescendo, olímpica. Teremos compromissos importantes pela frente e vamos buscar formar um grupo forte e preparado para os desafios”, disse Tanque.

Alto rendimento e comunidade

Além do novo formato na equipe masculina de sevens, o alto rendimento também tem realizado ações para estar cada vez mais próximo da comunidade. Nas últimas semanas os membros da comissão técnica dos Tupis têm realizado intercâmbios em treinamentos no NAR com profissionais de clubes do Brasil.

A ideia é compartilhar metodologias de treinamento, informações e trazer exemplos práticos que possam ser utilizados pelas equipes dos clubes brasileiros. Com esta iniciativa, a CBRu pretende contribuir de maneira mais direta para a formação de profissionais de fora do sistema para uma base do Rugby cada vez mais forte.