Calendário nacional feminino de 2023 terá cinco torneios: dois de XV e três de sevens

O principal destaque do novo calendário nacional do rugby feminino em 2023, anunciado pela Confederação Brasileira de Rugby na semana passada, é a disputa inédita dos Torneios de Seleções Regionais de XV (adulto e M20).

As mudanças buscam proporcionar mais partidas e competições em ambas as modalidades (XV e sevens) e oportunidades para clubes de todas as regiões do país. Os torneios de XV acontecerão de março a junho e os de sevens, de junho a dezembro.

BAIXE O PDF COM O CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES

Torneio de Seleções Regionais de XV
As competições adulta e M20 contarão cada uma com nove seleções, divididas em três grupos de três. No grupo 1 estarão seleções de atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; no grupo 2 estarão a seleção do Vale do Paraíba (São Paulo), Rio de Janeiro e a união de atletas de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia; no grupo 3 se enfrentam as seleções de São Paulo (capital) São Paulo 2 (interior) e Centro-Oeste. O campeão de cada chave e o melhor segundo colocado avançam à semifinal.

Super Sevens
O circuito nacional que vale pleito ao Bolsa Atleta terá 1ª e 2ª divisões, além da categoria juvenil. Na 1ª divisão, oito clubes disputam o torneio, que contará com quatro etapas. Na 2ª divisão e no juvenil o número de equipes será o mesmo, mas serão realizadas duas etapas.

As equipes que desejam participar do Super Sevens terão que obrigatoriamente ter disputado competições estaduais ou regionais. Veja a formação das divisões aqui.

Brasil Sevens
Novo torneio da modalidade, buscando trazer clubes e atletas de mais regiões para as disputas, o Brasil Sevens será realizado em duas fases: qualificatórios regionais, em junho, e torneio final, em novembro. 

Os qualificatórios serão divididos em região Sul (RS, SC e PR), Sudeste (SP, RJ, MG, ES e BA) e Centro-Norte (todos os estados de Centro-Oeste, Norte e Nordeste). O torneio final será disputado por até 24 equipes, vindas dos qualificatórios regionais.

Copa Cultura Inglesa – Sevens
A forma da disputa da Copa Cultura Inglesa de Sevens ainda será divulgada. A CBRu está estudando junto às federações e clubes os modelos e faixas etárias que atendam da melhor maneira o desenvolvimento das categorias de base em todo território nacional.