Tupis iniciam caminhada em busca de vaga à Copa do Mundo de Rugby nesta semana

Os Tupis, seleção brasileira masculina de rugby, iniciam a partir desta semana a caminhada em busca da realização de um sonho. Após subir posições no ranking mundial nos últimos anos, a equipe começará a disputa por uma vaga à Copa do Mundo de Rugby-2023 no próximo sábado (26.06), em duelo contra o Paraguai, às 19h, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP).

A primeira partida dos Tupis nas Eliminatórias terá transmissão ao vivo dos canais ESPN para todo país e será apresentado por Bradesco, patrocinador master da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). A marca, parceira também na caminhada até a Copa, terá ativações nas redes sociais, nas bolas oficiais do jogo e em placas de publicidade.

“Estamos vivendo um momento muito especial, no entanto, o processo para chegar até aqui começou há muito tempo. São anos de sistema, muitos jogadores experimentados e enfim chegou a hora de jogarmos por uma vaga na Copa do Mundo. Esta partida contra o Paraguai no dia 26 será nosso primeiro passo, mas como são jogos eliminatórios, ele também é o jogo mais importante que temos agora. Vamos degrau por degrau. Jogadores e staff estão totalmente focados na seleção paraguaia, que com certeza virá ao Brasil muito forte”, avalia o head coach de seleções da CBRu, Fernando Portugal.

Preparação

A preparação para este momento vem sendo realizada há anos, com treinos no Núcleo de Alto Rendimento (NAR), em São Paulo, e no centro de treinamento em São José dos Campos (SP). Em uma crescente, os Tupis foram campeões sul-americanos pela primeira vez em 2018, e no ano seguinte, a equipe alcançou sua melhor posição no ranking mundial (24º). Trabalho que dá confiança ao grupo em busca do sonho.

Outro passo importante foi a disputa da franquia brasileira Cobras Brasil XV na edição de estreia da Superliga Americana de Rugby, a SLAR, disputada neste ano. O grupo que disputou o torneio por três meses contou com diversos atletas que defendem os Tupis e ganhou ritmo de jogo após o período de quarentena que paralisou competições.

Além disso, a comissão técnica também ganhou reforços. Os treinadores argentinos Damian Rotondo e Nicolás Fernández Lobbe, com grande experiência no rugby internacional e que já trabalharam em projetos no sistema de alto rendimento brasileiro, chegaram para auxiliar o head coach Fernando Portugal e o assistente técnico argentino Emiliano Bergamaschi. Todos trabalhando em conjunto para a evolução dos Tupis.

Sistema de disputa

Os Tupis buscam se classificar pela primeira vez à Copa do Mundo de Rugby, terceiro evento esportivo mais visto no mundo. O sistema de classificação é dividido em três fases. Na primeira, um jogo eliminatório direto contra o Paraguai. Quem vencer, avança para a próxima etapa, quem perder, dá adeus ao sonho da vaga.

A segunda fase será no formato triangular, realizado em Montevidéu (Uruguai). Caso passem pelo Paraguai, os Tupis enfrentarão o vencedor da partida entre Chile e Colômbia no dia 11 de julho. Em seguida, o adversário será o Uruguai, no dia 25 de julho. As duas melhores equipes do triangular sul-americano avançam para a terceira fase. O pior colocado no triangular está eliminado.

Na terceira etapa, as duas melhores equipes do triangular enfrentam as duas melhores equipes da América do Norte. O primeiro jogo é entre o melhor classificado da América do Sul e o melhor da América do Norte. O vencedor deste jogo se classifica diretamente à Copa do Mundo.

O derrotado enfrenta quem ganhar o jogo entre os segundos colocados de cada continente. Quem vencer esse confronto também carimba seu passaporte para a Copa do Mundo. O perdedor ainda tem uma última chance de classificação: disputar uma repescagem mundial em formato quadrangular contra seleções da Europa, Ásia/Oceania e África.

Respeitando os protocolos sanitários contra a COVID-19, não haverá presença de público no estádio Martins Pereira. O público poderá acompanhar tudo pelos canais ESPN e pelas redes sociais da Confederação Brasileira de Rugby e da Sudamérica Rugby, que exibirão os bastidores da partida.

Jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023

Primeira Fase
Brasil x Paraguai – 26.06 – São José dos Campos (SP)
Chile x Colômbia – 03.07 – Santiago (Chile)

Segunda Fase
Brasil/Paraguai x Chile/Colômbia – 11.07 – Montevidéu (Uruguai)
Chile/Colômbia x Uruguai – 18.07 – Montevidéu (Uruguai)
Brasil/Paraguai x Uruguai – 25.07 – Montevidéu (Uruguai)

Terceira Fase
Jogo 1 – 1º América do Sul x 1º América do Norte – data e local a definir
Jogo 2 – 2º América do Sul x 2° América do Norte – data e local a definir
* Jogo 3 – Perdedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 – data e local a definir

* O perdedor do Jogo 3 ainda terá a chance de participar de uma repescagem mundial com mais três seleções de África, Europa e Ásia/Oceania. Mais detalhes ainda serão divulgados pela World Rugby.