CBRu se destaca em avaliação sobre governança e transparência do Rating Integra

O ‘Pacto pelo Esporte’ divulgou nesta quinta-feira (6) os resultados do Rating Integra, principal ferramenta para avaliar a maturidade de entidades esportivas, grau de governança e transparência. A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) aparece junto de outras 10 entidades (veja lista abaixo) que atenderam aos critérios exigidos e foram destacadas nos resultados do segundo ciclo, referente a 2020.

“A CBRu ficou muito feliz em participar da segunda edição do Integra, por acreditar que o setor esportivo precisa dos processos e controle de gestão que permitam seu crescimento. Sempre foi nossa marca no rugby, acreditar que governança e transparência são o caminho para essa evolução”, disse a CEO da Confederação Brasileira de Rugby, Mariana Miné.

A Confederação Brasileira de Rugby é reconhecida no meio esportivo como entidade atenta às ações de governança e transparência. De 2015 a 2017, venceu a categoria Melhor Gestão de Governança Esportiva e Transparência do Prêmio ‘Sou do Esporte’, criado justamente em 2015. No Rating Integra, a entidade também evoluiu nos exercícios de 2019 para 2020, melhorando em mais de 30% sua nota.

“Os benefícios desse movimento em prol da governança e transparência no esporte são muitos e o mais óbvio é o reconhecimento junto ao mercado. A CBRu tem parceiros muito fortes e consolidados. Alguns estão conosco há mais de uma década, como o Bradesco, que também é signatário do Pacto pelo Esporte. Certamente um dos motivos do suporte que recebemos deles é a confiança que têm em nossa gestão”, completou Mariana Miné.

Além de fortalecer a gestão das entidades, o Rating Integra também permite que empresas interessadas em investir no esporte tenham indicadores de governança e transparência. O Rating Integra é realizado pelas empresas do Pacto pelo Esporte, pela ONG Atletas pelo Brasil e pelo Instituto Ethos, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O Pacto pelo Esporte não divulgou publicamente as notas de cada entidade, ressaltando que a intenção do Rating é promover a evolução, mas destacou que os desempenhos das gestões, indicados por notas de 0 a 10, melhoraram. Na edição inaugural, o melhor resultado foi 8,7. O menor, 2,4, com uma média geral de 4,65. Desta vez, a maior nota obtida foi 9,17. A menor, 4,2, enquanto a média foi de 6,83.

Entidades destacadas:
Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE);
Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt);
Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa);
Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN);
Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe);
Confederação Brasileira de Hipismo (CBH);
Confederação Brasileira de Judô (CBJ);
Confederação Brasileira de Rugby (CBRu);
Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM);
Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri);
Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Sobre a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte, patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais, Heineken, TIM, Estácio e Flash. Conta ainda com O Boticário, Deloitte, Alupar, Body Nutry, Livelo e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Grupo Évora S.A, Gilbert, Travel Ace, Atacadista Roldão, Pinheiro Neto Advogados, CVC Capital Partners, Fortify, Universal Assistance e Testfy. A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa da Superliga Americana de Rugby, também é apoiada pela Sanrad.

www.brasilrugby.com.br / @BrasilRugby / @cobrasbrasilxv (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube)

Sobre a modalidade
O rugby é um dos esportes coletivos mais praticados no mundo, com 9,6 milhões de jogadores globalmente (número da World Rugby) e presente em mais de 120 países. No Brasil, são mais de 36,8 milhões de pessoas interessadas pelo esporte, das quais cerca de 5 milhões se consideram fãs, de acordo com pesquisa Ibope Repucom 2019. São mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes no País, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.