Superliga Americana de Rugby retorna em 2021

A Sudamérica Rugby confirmou nesta quarta-feira (16) a realização da edição 2021 da Superliga Americana de Rugby. O torneio entre franquias sul-americanas retorna em 2021, após o cancelamento da temporada 2020 em razão da pandemia do covid-19. O torneio será realizado entre os dias 16 de março e 15 de maio de 2021 com a participação de seis equipes de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Os jogos acontecerão em sedes fixas em duelos de todos contra todos com semifinais e final.

Cada entidade deve anunciar em breve cada equipe de seu país na disputa do torneio. Os planteis contarão com 30 jogadores e oito membros do staff, que deverão se fixar nas sedes designadas durante toda a duração das etapas 1 e 2 das fases regulares do torneio. As equipes finalistas terão seu período extendido para a realização das finais da competição.

“O grande objetivo é que os atletas possam voltar a jogar rugby, criando em toda a região aquela atmosfera que foi gerada durante o período da Superliga do ano passado. Sempre colocaremos como prioridade a saúde e o bem-estar dos participantes, por isso utilizaremos sedes fixas para a criação de bolhas sanitárias e facilitar a proteção de cada um dos jogadores, corpo técnico e staff do torneio”, disse Sebastián Piñeyrúa, presidente da Sudamérica Rugby.

Piñeyrúa ainda acrescentou: “A Superliga Americana de Rugby voltará a convocar o público, esperamos que de forma presencial ou senão de forma remota, dando esperança para nossa comunidade, e permitindo que as uniões deem visibilidade aos seus patrocinadores. Para nós é importante poder retornar ao jogo, dar esperanças e oportunidades para os atletas para que joguem em alto nível e que os planos do Alto Rendimento em operação em cada um dos países participantes gerem frutos”.

“A SLAR 2021 dará aos jogadores a possibilidade de realizar seus sonhos de se prepararem de forma profissional, da forma adequada, permitindo a eles representarem seus países nas melhores condições”, finalizou Piñeyrúa.

Daniel Hourcade, gerente do Alto Rendimento da Sudamérica, disse: “Despois de um ano atípico, estamos criando aos jogadores de elite dos seis países membros, a possibilidade de jogar rugby no mais alto nível em nossa região, em ambito de alto rendimento com o mais alto padrão e controle sanitário. Estamos trabalhando há tempo com cada uma das seis uniões para definir todas as necessidades e analisar as dificuldades que o torneio nos mostrará, devido ao cenário mundial. Por isso, apesar do contexto, poder ter torneios desse tipo é uma grande notícia e uma alegria enorme para todos”.

Em breve, mais informações serão divulgadas sobre o torneio e seus participantes. Para acompanhar as informações siga a SLAR nas mídias sociais.

Texto: Sudamérica Rugby