Tupis vencem Portugal em último test match do ano; Brasil agora joga contra os Barbarians, a Seleção de Rugby dos Melhores do Mundo
A Seleção Brasileira de Rugby XV derrotou Portugal por 26 a 24 neste sábado (9), em test match realizado no estádio Nicolau Alayon, em São Paulo (SP). Com o resultado, os Tupis devem ganhar uma posição no Ranking Mundial da World Rugby, onde aparecem atualmente no 26º lugar. O próximo desafio brasileiro será nada menos do que os Barbarians, a Seleção de Rugby dos Melhores do Mundo, no próximo dia 20 de novembro, no estádio do Morumbi.
A partida entre Brasil e Portugal iniciou muito agitada, com os visitantes abrindo o placar em try de Tomás Appleton, convertido, após rápida jogada pelo meio. Os brasileiros não se abateram e foram ao ataque. Após muita pressão e um cartão amarelo para José Roque, os Tupis anotaram seu primeiro try, com Buda, convertido por Josh Reeves, para empatar a partida. A pressão dos donos da casa continuou e no scrum, uma das principais armas da equipe, veio o segundo try, novamente com Buda finalizando e Josh convertendo: 14 a 7 para o Brasil.
Quando o jogo aparentava estar dominado pelos Tupis, os Lobos voltaram a marcar um try, depois que Appleton fez lançamento perfeito com os pés para encontrar Simão Bento livre na ponta direita, para pontuar. Portugal, entretanto, não converteu seu chute. Em lance muito parecido com o português, Josh fez lançamento impecável com os pés na diagonal para encontrar Maranhão livre pela esquerda, que anotou o terceiro try brasileiro, novamente convertido por Josh, para fechar o placar do intervalo em 21 a 12 para o Brasil.
O segundo tempo começou com o Brasil pressionando e Daniel Sancery anotando o quarto try dos Tupis, não convertido, que deixou os donos da casa com 26 a 12 no placar. Aos poucos, no entanto, Portugal foi encaixando o seu jogo e, ao longo do segundo tempo, conseguiu diminuir a diferença no marcador. Storti e Antunes anotaram cada um mais um try para os Lobos, sendo apenas o segundo convertido, deixando os portugueses com 2 pontos de desvantagem no jogo.
Os minutos finais foram tensos. Os brasileiros se seguraram de todas as maneiras e Portugal ainda errou um penal, que seria a derrota do Brasil no último lance. A vitória por 26 a 24 foi a segunda dos Tupis sobre o tradicional rival e igualou o retrospecto do confronto, agora com duas vitórias para cada lado.
Os Tupis agora se preparam para seu grande desafio na temporada. A partida amistosa contra os Barbarians, time que reunirá alguns jogadores sul-africanos que levaram o título de campeões da Copa do Mundo do Japão 2019, será realizada na quarta-feira, dia 20, às 19h30, no estádio do Morumbi. O confronto é apresentado pelo Bradesco com apoio da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo. Ingressos à venda no www.barbariansnobrasil.com.br.
Sobre a Confederação Brasileira de Rugby e a modalidade
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte, patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais Heineken, AccorHotels, TIM, Estácio e Flash. Conta ainda com O Boticário, Deloitte, Alupar, Body Nutry, Robert Walters e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Gilbert, Travel Ace, Fortify, Sigvaris, Pinheiro Neto Advogados e CVC Capital Partners.
O rugby é um dos esportes coletivos mais praticados no mundo, com 9,6 milhões de jogadores globalmente (número da World Rugby) e presente em mais de 170 países. No Brasil, são mais de 36,8 milhões de pessoas interessadas pelo esporte, das quais cerca de 5 milhões se consideram fãs, de acordo com pesquisa Ibope Repucom 2019. São mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes no País, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Foto: Fotojump