Brasil faz jogo duro e quase arranca vitória contra os Estados Unidos

Scrum novamente é ponto forte e Tupis ficam muito próximos de vencer o adversário pela segunda vez na história

A Seleção Brasileira de Rugby XV fez mais uma bela apresentação pelo Americas Rugby Championship 2019. Neste sábado (23), jogando em Austin, no Texas, os Tupis mostraram grande evolução, com destaque mais uma vez para o scrum, e quase chegaram à segunda vitória na história contra os Estados Unidos, uma das maiores potências da modalidade no continente. A partida terminou 35 a 28 para os donos da casa, com os brasileiros pressionando muito na reta final.

O jogo começou com os Eagles no ataque, logo abrindo 6 a 0 em dois penais convertidos por Will Magie. O ritmo do jogo continuou, em boa parte do primeiro tempo, com os Estados Unidos pressionando e o Brasil se defendendo bem. Os Tupis tiraram o zero do placar em penal de Josh, mas viram a equipe americana anotar seu primeiro try, com Paul Lasike.

O Brasil marcou mais 3 pontos em outro penal de Josh, mas viu Mike Te’o anotar outros dois tries para os Eagles, para dar uma vantagem confortável aos americanos no placar, com 25 a 6. Os Tupis, entretanto, não se entregaram e usaram sua principal arma para chegar ao primeiro try: o scrum. Após mais um “atropelo” na formação, Tanque aproveitou e marcou os pontos para o Brasil, fechando o placar em 25 a 13 para os EUA, no intervalo.

No segundo tempo o Brasil voltou dominando, com Josh convertendo mais um penal. Quill, entretanto, marcou outro try para os americanos, abrindo 30 a 16 no marcador. Os donos da casa ainda pressionaram, mas quem cresceu foi o Brasil. Em jogada coletiva, envolvendo muitos atletas, Moisés recebeu passe de seu irmão, Tanque, para anotar o segundo try brasileiro.

Os americanos marcaram mais 3 pontos com penal, mas os brasileiros seguiram pressionando até Dell’Acqua anotar mais um try, fazendo os Tupis encostarem no placar, com 33 a 28 para os donos da casa, a 5 minutos do fim. Apesar da grande pressão brasileira nos instantes finais, o placar não foi mais alterado.

Com os resultados da rodada, o Brasil aparece agora em quinto lugar na classificação do ARC, com 5 pontos ganhos em três partidas. O próximo compromisso dos Tupis será no sábado, dia 2 de março, contra o Chile, em casa. A partida será realizada em Jundiaí (SP), a 1 hora de distância da capital paulista.

Irmãos Duque fazem história pelos Tupis

A partida contra os Estados Unidos foi histórica para os irmãos Duque, Lucas “Tanque” e Moisés, que completaram 50 partidas oficiais pelos Tupis, os chamados “caps”. E a comemoração foi mais do que especial, com os dois atletas marcando tries no jogo.

Imagem: Norma Salinas