Brasil convocado para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023!

Enquanto Yaras querem voltar ao pódio do evento, Tupis vão em busca de uma medalha inédita

 

A Confederação Brasileira de Rugby anunciou nesta quinta-feira, 21, a lista de convocados das seleções feminina e masculina para a disputa dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. As partidas ocorrem entre os dias 3 e 4 de novembro, no Estádio de La Pintana, ainda sem horários e confrontos definidos.

Após conquistarem a medalha de bronze em Toronto 2015 e terminarem em 4º lugar em Lima 2019, as Yaras buscam voltar ao pódio na capital chilena e, para isso, contam com seis remanescentes da última edição do Pan: Aline Furtado, Bianca Silva, Mariana Nicolau, Milena Mariano, Rafaela Zanellato e Thalia Costa.

As Yaras estão entre as 12 melhores seleções do mundo e disputarão a partir de dezembro o Circuito Mundial de Rugby Sevens. Outras duas seleções que estarão no Pan também estão na elite mundial: Estados Unidos e Canadá, as maiores concorrentes das brasileiras.

“É muito importante voltarmos a ganhar uma medalha no Pan e temos trabalhado forte com o grupo. Trabalhamos muito nossa identidade de jogo e de grupo e sabemos que o Pan abre uma sequência dura de torneios até os Jogos Olímpicos”, comentou Will Broderick, treinador das Yaras.

Já os Tupis sonham com a primeira medalha pan-americana. Desde que o rugby sevens foi incluído no programa dos Jogos, em Guadalajara 2011, a seleção vem apresentando evolução nos resultados: 7º lugar na estreia; 6º em Toronto; e 4º em Lima. Assim como as Yaras, metade da equipe esteve na capital peruana, há quatro anos: Daniel Silva “Maranhão”, Felipe Sancery, Lorenzo Massari, Lucas Tranquez, Moisés Duque e Robert Tenório. Isso sem falar em Lucas Duque, o “Tanque”, que passou de jogador a treinador da seleção neste intervalo de tempo. Moisés e Felipe são ainda remanescentes do Rio 2016.

“Nosso objetivo é em garantir que nosso time mantenha o nível físico o tempo todo, sabendo que enfrentaremos seleções da elite da Circuito Mundial caso a tabela nos coloque diante de Argentina, Estados Unidos, Canadá ou Uruguai”, comentou Lucas Duque, treinador dos Tupis. “O Pan é muito importante e oferece uma outra dimensão de visibilidade para nós. Na etapa passada ficamos em quarto e sabemos que temos condições de brigar por uma medalha histórica”, completou

Confira abaixo a lista de convocados das seleções feminina e masculina:

 

 

Yaras (Seleção Brasileira Feminina)

Aline Furtado (USP, SP)

Andressa Alves (El-Shaddai, RJ)

Bianca Silva (Leoas de Paraisópolis, SP)

Gabriela Lima (El-Shaddai, RJ)

Gisele Gomes (SPAC, SP)

Luiza Campos (Charrua, RS)

Mariana Nicolau (São José, SP)

Marina “Tchoba” Fioravanti (Band Saracens, SP)

Milena Batista Mariano Silva (São José, SP)

Rafaela Zanellato (Curitiba, PR)

Thalia Costa (Delta, PI)

Yasmim Lima (Melina, MT)

Treinador: Will Broderick

 

Tupis (Seleção Brasileira Masculina)

Daniel “Maranhão” Lima (Poli, SP | Cobras Brasil)

Felipe Sancery (São José, SP)

Joel Júnior (Poli, SP)

Lorenzo Massari (Cobras Brasil)

Lucas “Zé” Tranquez (Poli, SP | Cobras Brasil)

Matheus “Nego” Cláudio (Jacareí, SP | Cobras Brasil)

Moisés Duque (Académica de Coimbra, Portugal)

Rafael “Latrell” Teixeira (São José, SP)

Robert Tenório (Poli, SP | Cobras Brasil)

Robson “Varejão” Morais (Pasteur, SP | Cobras Brasil)

Sérgio Luna (SPAC, SP | Cobras Brasil)

Widson “Cafu” Menezes (SPAC, SP)

Treinador: Lucas “Tanque” Duque

 

Foto: Bruno Ruas @ruasmidia