Yaras jogarão em São Paulo e Cuiabá em junho pelo Americas Rugby Trophy feminino

Americas Rugby Trophy Women será realizado no Brasil entre os dias 3 e 11 de junho, com o Brasil enfrentando no Rugby XV os Estados Unidos, em São Paulo (SP), e a Colômbia, em Cuiabá (MT)

 

Vem aí a edição feminina do Americas Rugby Trophy. Pelo rugby XV feminino (rugby de 15 jogadoras), Brasil, Colômbia e Estados Unidos XV se enfrentarão em triangular no mês de junho, em partidas que antecedem o qualificatório para o WXV (a nova liga mundial), que ocorre em julho.

O primeiro duelo será entre Brasil e Estados Unidos, com o jogo marcado para o dia 3 de junho, sábado, no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, caso do Nacional Atlético Clube, que já vem sendo a casa do rugby neste ano com os Cobras, a franquia masculina que disputa o Super Rugby Américas, a liga do continente, mandando suas partidas no local. O jogo entre Yaras e norte-americana será antecedido pelo BR XV feminino, o Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais. Depois, no dia 7, quarta-feira, Colômbia e Estados Unidos duelam em São Paulo, em local a confirmar.

Por fim, no dia 11, domingo, Brasil e Colômbia se enfrentam em Cuiabá, no Estádio Dutrinha, em jogo que será o primeiro de uma seleção brasileira de rugby no Centro-Oeste. A capital do Mato Grosso vem sendo uma das casas do rugby feminino de 15 jogadoras, com o Melina Rugby Clube liderando a construção da categoria ao receber atividades da seleção brasileira em seu centro de treinamentos. O clube ainda visitou a África do Sul em março em excursão histórica para o rugby feminino brasileiro.

As transmissões e os ingressos para as partidas serão em breve confirmadas.

 

Nova era para o Rugby XV feminino

O ano de 2023 se consolidou como um marco para a categoria. No Brasil, o BR XV, o Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais, chegou à segunda edição, firmando-se no calendário. Já internacionalmente, o WXV é a competição criada pelo World Rugby, a federação internacional, com o intuito de fomentar o desenvolvimento do rugby XV feminino de ponta, antes da Copa do Mundo de 2025, que será expandida de 12 para 16 participantes. Com isso, o WXV colocará em campo no segundo semestre (em datas a serem confirmadas) as 18 melhore seleções do mundo, separadas em 3 divisões de 6 seleções cada.

A América do Sul terá vaga na terceira divisão do WXV (o WXV3) e a vaga será decidida em julho na Colômbia entre brasileiras e colombianas.

 

Americas Rugby Trophy – Women (Feminino)

03 de junho – 15h00 (hora de Brasília) – Brasil x Estados Unidos XV – Estádio Nicolau Alayon, São Paulo (SP)

07 de junho – 10h00 (hora de Brasília) – Colômbia x Estados Unidos XV – Estádio Nogueirão, Mogi das Cruzes (SP)

11 de junho – 15h00 (hora de Cuiabá) | 16h00 (hora de Brasília) – Brasil x Colômbia – Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra “Dutrinha” – Cuiabá (MT)


Foto: Fotojump