Super 12, o Brasileiro Masculino de Rugby XV, terá sábado decisivo pela penúltima rodada do hexagonal final

O Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, terá nesse sábado, dia 23, a 4ª e penúltima rodada de seu hexagonal que envolve os 6 melhores clubes do país e define quais serão os dois finalistas da edição 2023

 

O Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, conhecido como Super 12, está em sua reta final e chega nesse sábado, dia 23, à quarta r penúltima rodada de seu hexagonal final, que define os dois finalistas a temporada após todos os seis melhores clubes do país se enfrentarem em turno único. Após 3 rodadas, nada menos que 3 clubes paulistas dividem a ponta com o mesmo número de pontos e vitórias e estão separados apenas pelo saldo.  O primeiro jogo do sábado é o mais acirrado pois opõe dois dos líderes, Pasteur e Jacareí, no SESI Guarulhos, com transmissão ao vivo no YouTube do Pasteur. Os Galos da capital paulista têm a vantagem do mando de jogo, mas é o Jacareí quem lidera pelo saldo. A rivalidade entre os dois clubes vem crescendo e ambos também duelarão na final do Campeonato Paulista deste ano. O último confronto entre Pasteur e Jacareí foi pela semifinal do Super 12 de 2022 e o jogo foi de tirar o fôlego, decidido a favor dos Jacarés no apagar das luzes, com vitória do clube do Vale do Paraíba por 22 a 21. Porém, o Pasteur leva a melhor nos últimos tempos, tendo vencido 4 dos últimos 5 encontros. Os dois clubes estão invictos no ano e a partida deve ser das melhores do ano.

“Voltamos a encontrar o Jacareí num jogo com ares de semifinal. Há muita história, ânimos e expectativas. O Jacareí tem um scrum mais forte que no passado e uma defesa que contesta forte no ponto de contato. Eles ainda têm atletas que se dão bem no caos, são muito habilidosos. Buscaremos neutralizar tudo isso”, falou Fernando Portugal, treinador do Pasteur.

_”As expectativas são de um jogo bem duro, com boa transição entre os forwards e os backs e com um scrum bem potente. Eles têm bastante jogadores de Seleção Brasileira no elenco e, além disso, também têm um grupo bem dinâmico. Eles tiveram durante a temporada um grande numero de jogadores jogando, reciclando assim como o Jacarei. Acho que vai ser um confronto digno de quase uma semifinal, porque estamos com a mesma pontuação no campeonato, então esse confronto direto é crucial para o andamento do torneio. A expectativa é que seja um grande jogo entre as duas equipes. Além disso, temos o fator sol. Vai estar muito quente durante o dia e temos que nos preparar bem, nos hidratar e estar fortes mentalmente. Vai vencer quem estiver mais focado nos detalhes e conseguir dentro e fora de campo executar bem os detalhes”, comentou o treinador do Jacareí, Matheus Cruz.

O outro dos clubes empatados na liderança é paulistano, a Poli, que viajará a Florianópolis para encarar o lanterna Desterro, já eliminado. A Poli tem a vantagem teórica e espera emergir líder, aguardando por Pasteur e Jacareí falharem na missão do ponto bônus. No rugby, a vitória vale 4 pontos, o empate 2, a derrota por até 7 pontos de diferença 1 e derrotas maiores não pontuam. Além disso, o time que marca 4 ou mais tries numa mesma partida ganha 1 ponto bônus, o que pode elevar uma vitória a 5 pontos.

Por fim, em São José dos Campos, o São José, já eliminado, recebe os gaúchos do Farrapos, que ainda buscam classificação à final e precisam de todo jeito da vitória. O clube de Bento Gonçalves soma 4 pontos a menos que os líderes e chega confiante após um empate com o Jacareí na rodada passada. Nos últimos 5 encontros, o Farrapos venceu 3 vezes o São José, incluindo na extinta fase de quartas de final de 2022.

Os vídeos de todos os jogos estarão na íntegra no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira. A entrada em todos os campos será gratuita.

 

Super 12 – Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV

Hexagonal Final – 4ª rodada – 23/09:

11h00 – Pasteur (SP) x Jacareí (SP)

Árbitro: Victor Hugo Barboza

Local: SESI Guarulhos – Guarulhos, SP

14h00 – Desterro (SC) x Poli (SP)

Árbitro: Paulo Arruda

Local: UFSC Tapera- Florianópolis, SC

15h30 – São José (SP) x Farrapos (RS)

Árbitro: Fernando Zemann

Local: CT Ange Guimera – Poliesportivo Campo dos Alemães – São José dos Campos, SP

ClubeCidade (UF)PtsJVED4+7-PPPCSP
PoliSão Paulo (SP)2154103020473131
PasteurSão Paulo (SP)2154103016748119
FarraposBento Gonçalves (RS)1352123017012149
JacareíJacareí (SP)1352122115210250
São JoséSão José dos Campos (SP)551041085211-126
DesterroFlorianópólis (SC)150050157280-223
Vitória = 4 pontos
Empate = 2 pontos
Derrota por 7 pontos ou menos de diferença = 1 ponto
Derrota por mais de 7 pontos de diferença = 0 pontos
Marcar 4 ou mais tries na partida = 1 ponto extra

Foto: Ícaro Leal / Jacareí Rugby