Tupis derrotam Colômbia e são campeões do 3 Nações sul-americano

Neste domingo, os Tupis, a Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV, se sagraram campeões do 3 Nações sul-americano, torneio realizado na cidade colombiana de Barranquilla entre Brasil, Colômbia e Paraguai. O título veio com vitória sobre a seleção da casa por contundentes 52 a 13, com os Tupis dominando as ações do início ao fim.

O primeiro try do jogo foi do Brasil, com o centro Joel recebendo bola aberta após o scrum, com a linha brasileira criando superioridade numérica. A Colômbia respondeu com penal chutado por Ortíz, porém, com ritmo intenso, o Brasil logo abriu larga margem. Aos 15′, o scrum brasileiro atropelou e Buda anotou o segundo try. Na sequência, o lateral brasileiro funcionou e Neymar finalizou o terceiro try com o maul dos Tupis entrando no in-goal colombiano.

Na reta final do primeiro tempo, foi a vez da linha brasileira mostrar qualidade com bela troca de passes para o try de Coghetto, aproveitando o cartão amarelo contra o time colombiano. No embalo, os Tupis chegaram ao sexto try antes da pausa, com Maranhão ganhando bola aérea e Gelado cruzou o in-goal após a troca de passes entre Paganini e Feijão. A Colômbia ainda descontou com penal e o jogo foi ao intervalo com o Brasil vencendo por 31 a 06.


O segundo tempo começou bem para o time da casa, que marcou seu try com Guisao, apanhando chute de Gálvez. A resposta brasileira, no entanto, não tardou e Felipe Rosa cruzou o in-goal para o sétimo try verde e amarelo recebendo de Coghetto, que fez grande corrida.

O Brasil finalizou o jogo com mais dois tries. Primeiro, com Gelado concluindo outro maul eficiente, e depois com Coghetto, fases bem construídas e troca de passes criando espaço para o fullback. 52 a 13, números finais, garantindo o título aos Tupis.

“O desafio maior era de conseguir passar bem pela maratona de quatro jogos em doze dias, com tamanha diferença de climas”, comentou Fernando Portugal, treinador dos Tupis. “Pudemos trabalhar bem diferentes plataformas de jogo, como por exemplo o scrum e o maul, e voltamos a ganhar test matches, o que é sempre bom e é importante para os jogadores. Fechamos bem a competição, mesmo que ainda haja muito a melhorar. Os objetivos foram cumpridos e os atletas estão de parabéns pelos desafios que souberam superar”, concluiu Portugal.

Após a viagem à Colômbia, a Seleção Brasileira Masculina retornará ao país na 27ª colocação do Ranking Mundial, ganhando uma posição.

 

52 X 13

🇨🇴Colômbia (Tucanes) 13 x 52 Brasil (Tupis)🇧🇷, em 🇨🇴Barranquila

Árbitro: 🇦🇷Damian Schneider

🇧🇷Brasil

Tries: Gelado (2), Coghetto (2), Joel, Buda, Neymar e Rosa

Conversões: Zé (6)

15 Guilherme Coghetto, 14 Victor “Feijão” Souza, 13 Robert Tenório, 12 Joel Santos, 11 Daniel “Maranhão” Lima, 10 Lucas “Zé” Tranquez, 9 Douglas Rauth, 8 André “Buda” Arruda, 7 Arthur Bergo, 6 Adrio de Melo, 5 Gabriel Paganini (c), 4 Cleber “Gelado” Dias, 3 Wilton Murilo “Nelson” Rebolo, 2 Leonardo “Neymar” Souza, 1 Leonel Moreno;

Suplentes: 16 David “Bob” Muller, 17 Brendon Alves, 18 Henrique Ferreira, 19 Felipe Rosa, 20 Diego Vidal, 21 Rafael “Raj” Spago, 22 Gabriel Zurka, 23 Robson “Varejão” Morais;

🇨🇴Colômbia

Try: Guisao

Conversão: Gálvez (1)

Penais: Ortíz (1) e Gálvez (1)

15 Arley Urrutia, 14 Alejandro Guisao, 13 Álvaro Gamarra, 12 Cristian Rodallegas, 11 Neider Garcia, 10 Jhojan Ortiz, 9 Julián Navarro, 8 Bryan Guzmán, 7 Diver Ceballos, 6 Nicolás Cadavid, 5 Santiago Mejía, 4 Jhon Álvarez, 3 Aldair Marquez, 2 Jorge Álvarez, 1 Carlos Angulo;

Suplentes: 16 Alejandro Llanos, 17 Diego Posada, 18 Sebastián Benítez, 19 Yoimar Mosquera, 20 Luís Giraldo, 21 Alejandro Vanegas, 22 Santiago Gálvez, 23 Juan Agudelo;

 

Foto: Sudamérica Rugby