Yarinhas representam o rugby sevens brasileiro pela primeira vez nos Jogos Sul-americanos da Juventude

As Yarinhas, divisão de base da seleção brasileira feminina de rugby, iniciam sua primeira participação nos JOGOS SUL-AMERICANOS DA JUVENTUDE, evento promovido pela Odesur – Organización Deportiva Suramericana que começa sua 3ª edição ontem (28) e prossegue até 8 de maio, na cidade de Rosário, na Argentina.

No total, o Time Brasil será representado por mais de 230 atletas sub18 em 26 modalidades olímpicas, dentre as quais o rugby sevens ou 7s. Campeãs da categoria sub18 no Sul-Americano 2019 disputado no Chile, as Yarinhas mostrarão sua força em campo com doze atletas de clubes do Paraná (Curitiba e Maringá), São Paulo (Ilhabela, Jacareí, São José e SPAC) e Rio Grande do Sul (Vem Ser Rugby) convocadas pela ‘treinadora Rafaela Turola para a missão inédita. Confira abaixo a lista de convocadas e dos integrantes do staff técnico.

“Nossa equipe multidisciplinar esteve muito conectada na preparação. Parte técnica, preparação física, análise de vídeo, fisioterapia, nutrição e assistência social. O foco foi desenvolver habilidades básicas, conceitos táticos ofensivos e defensivos, zelando pelo bom desempenho físico e técnico em alta intensidade”, explica Rafaela Turola.

“Como é nossa primeira competição desta categoria desde o início da pandemia, não sabemos o estágio das adversárias. O primeiro dia de jogos será importante para conhecê-las e traçar a melhor estratégia em busca de uma medalha. O objetivo é também proporcionar uma experiência a esse grupo que ajude no desenvolvimento em longo prazo. E que elas sirvam de inspiração para outras jovens atletas ingressarem no rugby”, completa a treinadora.

Na sexta-feira (29), valendo pela fase de grupos, o elenco do Brasil enfrentará a Colômbia às 12h22 (horário de Brasília) e o Chile às 14h20. No sábado (30), as adversárias serão as seleções da Argentina (12h22) e Paraguai (16h10). As semifinais e finais serão disputadas no domingo, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

Muitos dos jogos do Time Brasil na ODESUR 2022 serão transmitidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) via o Canal Olímpico (https://www.canalolimpicodobrasil.com.br/).

Gerenciada pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), a seleção brasileira feminina de rugby sevens conta com o patrocínio de empresas como Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), TIM, Estácio, KickBall, O Boticário, Deloitte, Alupar, Cultura Inglesa, Universal Assistance e Testfy e o apoio do COB, Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte.

#JogueComoUmaYara #RugbyFeminino #WomensRugby #rugby7s #talktoyaras

Tabela de jogos das Yarinhas

FASE DE GRUPOS

29 de abril – sexta-feira

Brasil x Colômbia – 12h22

Chile x Brasil – 14h20

30 de abril – sábado

Brasil x Argentina – 12h22

Paraguai x Brasil – 16h10

1º de maio – domingo

SEMIFINAIS

1º x 4º – 11h06

2º x 3º – 11h28

FINAIS

Disputa de 3º lugar – 13h49

Final – 14h11

 

Mais informações sobre ODESUR 2022

https://results.rosario2022.bornan.net/#/rosario2022/discipline/RU7/schedule

https://rosario2022.gob.ar/disciplinas/rugby-7/

        

Atletas M18 ou Sub18 convocadas

1 – Allanis Morais de Oliveira – Ilhabela Rugby (SP)

2 – Amanda Teixeira Amaro – Jacareí Rugby (SP)

3 – Ariely Faria Moreira – Maringá Rugby (PR)

4 – Claudia Vitória Batista Beltran – Spac (SP)

5 – Fernanda Gonçalves Leite de Godoi – São José Rugby (SP)

6 – Giovanna Barth Moreira Costa – Maringá Rugby (PR)

7 – Julia Leni Ferreira de Lima – Curitiba Rugby (PR)

8 – Ketlyn Cristina Cardoso da Luz – Vem Ser Rugby (RS)

9 – Lavinia Vitoria Demari Jardim – Vem Ser Rugby (RS)

10 – Mariana das Neves Castro – Jacareí Rugby (SP)

11 – Mariely Faria Moreira – Maringá Rugby (PR)

12 – Raissa Vitoria Andraus Souza de Moura – Jacareí Rugby (SP)

Staff técnico das Yarinhas

Treinadora – Rafaela Peixoto Turola

Manager – Dayana Dakar

Preparador físico – Ademir Felipe Schultz

Nutricionista – Camila Serrano Costa

Fisioterapeuta – Mariana Vido