Projeto Nina consegue aprovação para captação de Lei de Incentivo ao Esporte

O Projeto Nina, criado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e que visa fomentar o rugby feminino de base no Brasil, conseguiu nesta semana a aprovação junto à Secretaria Especial do Esporte para captação através da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).

Com isso, empresas poderão apoiar e patrocinar a iniciativa, que prevê impactar mais de 200 crianças e adolescentes em várias regiões do país.

O programa foi lançado neste ano e envolve oito equipes das cinco regiões do país em um primeiro momento, além de outras 11 equipes convidadas a participar das formações e capacitações do projeto. As primeiras ações do projeto já vêm acontecendo através de encontros virtuais com representantes dos oito clubes.

Um dos pilares do projeto visa desenvolver um espaço seguro, utilizando metodologia que atenda as necessidades específicas e as especificidades de gênero, bem como o empoderamento feminino, direcionada para o desenvolvimento de meninas de sete a 17 anos, e assim fortalecer a transição do rugby infantil para juvenil, e do juvenil para o adulto.

Estão previstas a realização de curso de Captação e retenção de jogadores, curso de Coaching e Princípios de Liderança, eventos locais e nacionais, chamados de Nina Day.

A captação auxiliará na realização de eventos de qualificação e capacitação (festivais, palestras e clínicas) com as participantes do projeto. Além disso, possibilitará que profissionais acompanhem o desenvolvimento junto aos clubes participantes.

As equipes selecionadas para a primeira etapa são Acemira Rugby (Belém – PA), Antiqua (Pelotas -RS), Charrua (Porto Alegre -RS), Goianos Rugby (Goiânia – GO), Maricá (Maricá -RJ), Rio Branco (São Paulo – SP), São José Rugby (São José dos Campos) e Ymborés Rugby Club (Vitória da Conquista BA).