Brasil faz bom primeiro tempo, mas Uruguai vira o placar e adia sonho da Copa

Depois de um primeiro tempo em que mostrou valentia na disputa da bola e controlou as ações, o Brasil acabou perdendo de virada para o Uruguai por 36 a 13 em partida realizada hoje (25) à tarde no estádio Charrúa, em Montevidéu. A derrota significa que os Tupis não têm mais chances de participar da Copa do Mundo de 2023 e adiam o sonho para a próxima edição do torneio em 2027.

O triangular sul-americano terminou com os anfitriões Los Teros em primeiro lugar, somando duas vitórias e nove pontos (ponto bônus por marcar mais que quatro tries contra o Brasil). A seleção chilena ficou na segunda posição com uma vitória e cinco pontos (um ponto de bonificação defensivo por sofrer menos que sete pontos contra o Uruguai). Uruguai e Chile avançam para a próxima fase das eliminatórias para enfrentar Estados Unidos e Canadá.

O jogo começou com os Tupis marcando presença no campo adversário e com ligeiro domínio de scrums e laterais. Logo aos 4 minutos abriram o placar com um penal assinalado por Moisés Duque. Los Teros reagiram aos 16 minutos por meio do try de Rodrigo Pisano. Nesta etapa, o abertura uruguaio Felipe Pisano errou dois penais e duas conversões. Os Tupis deram o troco aos 21 minutos com mais um penal convertido por Duque.

A alternância no placar foi a tônica do primeiro tempo e aos 31 minutos o árbitro de vídeo (TMO – Television Match Official) confirmou novo try uruguaio, desta vez completado pelo back Gaston Valente, principal nome do jogo. Já nos descontos, o maul dos Tupis, liderado por Leonel Moreno, culminou em um penalty try, que vale cinco pontos, e os brasileiros foram para o intervalo com 13 a 10 a favor.

O segundo tempo veio com reação dos donos da casa, que aceleraram as jogadas. Os uruguaios marcaram mais três tries (dois de Gaston Valente), uma conversão e obtiveram um penalty try aos 65 minutos, segurando a vantagem até o apito final.O back uruguaio Gaston Valente (na foto, com a bola) foi o destaque do clássico.

Sistema de disputa – Na terceira etapa das Eliminatórias, Uruguai e Chile enfrentam as duas melhores equipes da América do Norte. O primeiro jogo é entre o melhor classificado da América do Sul e o melhor da América do Norte. O vencedor deste jogo se classifica diretamente à Copa do Mundo.

O derrotado enfrenta quem ganhar o jogo entre os segundos colocados de cada continente. Quem vencer esse confronto também carimba seu passaporte para a Copa do Mundo. O perdedor ainda tem uma última chance de classificação: disputar uma repescagem mundial em formato quadrangular contra seleções da Europa, Ásia/Oceania e África.

Jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023

Primeira Fase
Brasil 29 x 0 Paraguai – 26.06 – São José dos Campos (SP)

Segunda Fase
Brasil 13 x 23 Chile – 11.07 – Montevidéu (Uruguai)
Chile 10 x 15 Uruguai – 18.07 – Montevidéu (Uruguai)
Brasil 13 x 36 Uruguai – 25.07 – Montevidéu (Uruguai)

Terceira Fase
Jogo 1 – Uruguai x 1º América do Norte – data e local a definir
Jogo 2 – Chile x 2° América do Norte – data e local a definir
* Jogo 3 – Perdedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 – data e local a definir

* O perdedor do Jogo 3 ainda terá a chance de participar de uma repescagem mundial com mais três seleções de África, Europa e Ásia/Oceania. Mais detalhes ainda serão divulgados pela World Rugby.