Brasil encara o Uruguai neste domingo para seguir em busca da vaga à Copa do Mundo

A seleção brasileira masculina de rugby enfrenta neste domingo (25.07) o Uruguai para seguir na disputa das Eliminatórias à Copa do Mundo de 2023. A partida entre Tupis e Los Teros, como é conhecida a seleção local, acontece às 16h (de Brasília), no estádio Charrua, em Montevidéu, com transmissão ao vivo da ESPN.

Os Tupis precisa de um triunfo sobre os uruguaios por oito pontos de diferença para se classificar, já que acabou derrotado pelo Chile por 23 x 13 na abertura do triangular. No último domingo, o Uruguai venceu o Chile por 15 a 10. Assim, os chilenos lideram com cinco pontos (uma vitória e um ponto bônus defensivo, por terem sofrido menos de sete pontos contra o Uruguai), com os uruguaios somando quatro pontos pela vitória.

Um triunfo por oito pontos ou mais sobre o Uruguai levaria o Brasil aos mesmos quatro pontos e evitaria o ponto bônus dos adversários. O primeiro critério de desempate é o confronto direto, o que garantiria o Brasil na próxima fase. O head coach dos Tupis, Fernando Portugal, destacou a união da equipe e os ajustes realizados.

“Tivemos uma semana para entender e digerir a derrota contra o Chile, observar os planos que funcionaram e os que não funcionaram. Os jogadores fizeram um esforço enorme neste período, se encontraram como grupo e estão mais unidos do que nunca. Acreditamos muito que podemos fazer um bom jogo contra o Uruguai”, disse Portugal, que completou.

“As partidas de eliminatórias são tensas, onde se arrisca pouco e as formações fixas acabam ditando mais o ritmo da partida. Esperamos para este jogo corrigir os erros no que diz respeito às formações de scrum e lateral, e seguir com uma proposta muito consistente e séria de jogar a qualificação. Foi um processo duro para chegar até aqui, os atletas acreditam muito e vão colocar tudo em campo”, destacou.

Sistema de disputa

Os Tupis buscam se classificar pela primeira vez à Copa do Mundo de Rugby, terceiro evento esportivo mais visto no mundo. O sistema de classificação é dividido em três fases. Na primeira, em jogo eliminatório direto realizado no último dia 26 de junho, o Brasil superou o Paraguai por 29 a 0 e se credenciou para a sequência do torneio.

A segunda fase no formato triangular, realizado em Montevidéu, começou no dia 11 de julho e se encerra neste domingo, com duelo entre Brasil x Uruguai. As duas melhores equipes do triangular sul-americano avançam para a terceira fase das Eliminatórias. O pior colocado no triangular está eliminado.

Na terceira etapa, as duas melhores equipes do triangular enfrentam as duas melhores equipes da América do Norte. O primeiro jogo é entre o melhor classificado da América do Sul e o melhor da América do Norte. O vencedor deste jogo se classifica diretamente à Copa do Mundo.

O derrotado enfrenta quem ganhar o jogo entre os segundos colocados de cada continente. Quem vencer esse confronto também carimba seu passaporte para a Copa do Mundo. O perdedor ainda tem uma última chance de classificação: disputar uma repescagem mundial em formato quadrangular contra seleções da Europa, Ásia/Oceania e África.

Atletas convocados para o Triangular:

Adrio Luiz de Melo
André Felipe Zanella de Arruda
Arthur Bomfim Bergo
Caique Santiago Silva Segura
Cleber Dias da Silva Junior
Daniel Henri Sancery
Daniel Lima da Silva
Douglas Tiago Rauth
Felipe Gomes Rosa
Felipe Gonçalves Cunha
Felipe Henri Sancery
Gabriel Torres Paganini
Gabriel Zurka Almeida Delgado Quirino
Jacobus Malan De Wet Van Niekerk
Jardel Luís Vettorato
Joshua Brian Reeves
Laurent Johann José Bourda-Couhet
Leonardo de Souza Da Silva
Leonel Moreno
Lorenzo Temer Massari
Lucas Abud de Andrade
Lucas Ferrer Spago
Lucas Rainho Tranquez
Matheus Augusto de Souza Claudio
Matheus Rodrigues da Rocha
Matteo Niccolo Dell’Acqua
Moisés Rodrigues Duque
Robert Aguinaldo Tenório Da Silva Santos
Wilton José Murilo Rebolo
Yan Victor Mota Rosetti

Jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023

Primeira Fase
Brasil 29 x 0 Paraguai – 26.06 – São José dos Campos (SP)

Segunda Fase
Brasil 13 x 23 Chile – 11.07 – Montevidéu (Uruguai)
Chile 10 x 15 Uruguai – 18.07 – Montevidéu (Uruguai)
Brasil x Uruguai – 25.07 – Montevidéu (Uruguai)

Terceira Fase
Jogo 1 – 1º América do Sul x 1º América do Norte – data e local a definir
Jogo 2 – 2º América do Sul x 2° América do Norte – data e local a definir
* Jogo 3 – Perdedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 – data e local a definir

* O perdedor do Jogo 3 ainda terá a chance de participar de uma repescagem mundial com mais três seleções de África, Europa e