Confederação Brasileira de Rugby é premiada com a melhor governança entre entidades esportiva do Brasil
Rio de Janeiro, 8 de dezembro de 2017 – A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) conquistou nesta noite de quinta-feira (7), o Prêmio Sou do Esporte pelo terceiro ano consecutivo (2015, 2016, 2017), na categoria de melhor gestão de governança esportiva e transparência entre todas as confederações esportivas olímpicas do Brasil, que ao todo somam 30 entidades.
A entrega do prêmio aconteceu durante o III Prêmio Sou do Esporte, no Hotel Grand Hyatt da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. As entidades finalistas na categoria Governança desta edição foram: CBAT (Atletismo) CBRu (Rugby) CBV (Vôlei) CBTM (Tênis de mesa) e CBVela (Vela).
“É motivo de grande alegria continuar liderando no âmbito da Governança no cenário esportivo do Brasil, mas estamos muito felizes também por todo o movimento que a Sou do Esporte está fazendo, colocando a governança como uma das prioridades entre as confederações, governo, imprensa e a opinião pública. Vamos continuar trabalhando para manter a CBRu no topo e, com isso, também ajudar outras entidades a melhorarem suas práticas. Nossa missão é colocar o Rugby do Brasil na elite do mundo e ajudar na transformação do esporte brasileiro”, afirma Agustin Danza, CEO da CBRu.
“A CBRu é uma entidade moderna que tem em sua missão a governança como força motriz e isso se reflete no estudo. Mesmo ela tendo sido novamente a melhor pontuada, outras entidades como a do Atletismo, por exemplo, vêm subindo ano a ano e demonstrando que as ações contínuas estão tendo resultados. Outra que merece destaque é a CBVela que estreou como uma das cinco melhores entidades melhores pontuadas no estudo; reflexo do sensacional trabalho que o presidente desta Confederação, Marco Aurélio de Sá Ribeiro vem liderando. Não é à toa que ele foi eleito pela Sou do Esporte na categoria Gestor do Ano”, ressaltou Fabiana Bentes, presidente da Sou do Esporte.
Criado em 2015, o Prêmio é o único da América Latina destinado às confederações olímpicas que têm seus atributos de governança analisados em um estudo produzido pela entidade e reconhecido pela organização dinamarquesa Play the Game, que atua na promoção da democracia, transparência e liberdade de expressão no esporte.
O Prêmio Sou do Esporte avalia as práticas de governança de entidades esportivas a partir de mais de 130 atributos, abalizados nos principais indicadores: Transparência, Equidade, Prestação de Contas, Integridade Institucional e Modernidade.
Além das confederações, a Sou do Esporte homenageia atletas e entidades que trabalham para o desenvolvimento do esporte no país.
Homenageados do III Prêmio Sou do Esporte:
Homenageado especial da edição 2017: Eder Jofre, um dos maiores boxeadores da história do esporte
Atleta de Valor: Susana Schnardorf (Natação Paralímpica), Rodrigo Minotauro (MMA) e Isabel Swan (Vela)
Atitude Positiva: Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados
Sou do Esporte Solidário: Projeto Grael
Gestor do Ano: Marco Aurélio de Sá Ribeiro (CBVela)
Patrocínio Sustentável: Estácio Universidade
Prêmio – Vencedores nas edições anteriores:
2015
Governança: CBRU, CBTM, CBV (ENTIDADES COM MEDIA SUPERIOR A 5)
Gestor do Ano: Andrew Parsons
Solidário: Vila Olímpica da Maré – Senhor Amaro Domingues
Atleta de Valor: Nalbert Bitencourt, Lars Grael, Gabriel Mendes & Raphael Espindola: Complexo do Alemão
Atitude Positiva: CBAT
Homenagem especial: Prof. Dr. Lamartine DaCosta
2016
Governança: CBRU, CBHB, CBAT, CBV, CBTM (ENTIDADES COM MEDIA SUPERIOR A 5)
Gestor do Ano: Ricardo Trade
Solidário: Instituto Urecê
Atleta de Valor: Guilherme Murray, Clodoaldo Silva, Sergio Santos
Atitude Positiva: Comissão dos atletas da CBV – André Heller
Homenagem especial: Mestre Geraldo Bernardes
Sobre a Sou do Esporte
A Sou do Esporte é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações para o desenvolvimento do esporte brasileiro e atua como rede de relacionamento entre atletas, entidades esportivas, poder público, comunidades e setor privado. Desde 2015, a Sou do Esporte fomenta o patrocínio esportivo sustentável, a massificação do esporte em comunidades, e estimula a modernização da indústria esportiva por meio de boas práticas de gestão e governança.
Sobre a Confederação Brasileira de Rugby
“A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte, conta com o patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais, AccorHotels, Topper, Heineken, Correios, CCR, Total, Rumo e Dove Man Care. Conta ainda com Alupar, Robert Walters e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Gilbert, Krom, Cremer, Travel Ace, Fortify, Deloitte, JExperts e Workout.
O rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo, com quase 7 milhões de jogadores registrados e presente em mais de 170 países. No Brasil, são mais de 3,2 milhões fãs de acordo com o Ibope Repucom, mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.”
Imagem: Kadeh Ferreira