COB avança processo de formação de treinadoras com participação da Brasil Rugby

Gabriel Cenamo, coordenador de treinamento e educação da Brasil Rugby foi formado como Coach Developer pelo Comitê Olímpico do Brasil e mentoriou as treinadoras Rafaela Turola e Pamella Nascimento 

 

A Brasil Rugby participou de um importante momento junto do COB: o Programa de Formação de Coach Developers, que tem impacto positivo em nosso esporte na formação de treinadores e treinadoras. Gabriel Cenamo se formou como Coach Developer (Formador de Treinadores) em um programa piloto criado pelo COB em parceria com a UNICAMP, com foco na formação de treinadoras por meio da estratégia de mentoria. No processo mentoriou duas treinadoras, Rafaela a (das Yarinhas) e Pamella Nascimento (do El Shaddai, clube do Rio de Janeiro, e Seleção Fluminense).

“Foi muito rico participar do programa, que mostrou novas ferramentas e estratégias para usarmos em nossas formações. Além disso, pelo foco nas treinadoras mulheres, o programa me trouxe reflexões importantes para entender as barreiras impostas às mulheres para subirem a cargos de liderança e como podemos trabalhar para mudar isso”, comentou “Gabó” Cenamo.

“A rede de apoio que criamos foi muito importante. Passei por uma transformação real profissional e pessoal. Entrei como uma pessoa e saí com uma visão muito mais ampla dos processos. É muito importante termos o programa dentro da Confederação e casado com um projeto como o Nina”, comentou Pamella.

“O projeto foi essencial para a minha carreira como treinadora. Essa rede de apoio para o desenvolvimento do rugby feminino e o contato que tivemos com outras modalidades foi muito rico”, falou Turola.