Osvaldo Ciarrocchi, com passagens por UAR, URBA, Sudamérica Rugby e World Rugby, agora colabora com a Brasil Rugby

Arbitragem brasileira contará com coach argentino de vasta experiência no Rugby internacional

 

A área da arbitragem da Confederação Brasileira de Rugby confirmou um novo colaborador de peso para auxiliar na evolução dos árbitros brasileiros. É o argentino Osvaldo “Tano” Ciarrocchi, um dos grandes nomes da arbitragem da Argentina, que agora colabora como coach de árbitros brasileiros. Com mais de 35 anos de experiência na arbitragem, Tano foi árbitro internacional pela União Argentina de Rugby (UAR) e diretor da arbitragem da União de Rugby de Buenos Aires (URBA), secretário de arbitragem da União Argentina de Rugby e da Sudamérica Rugby, além de trainer da federação internacional (World Rugby).

“Nasci para a arbitragem. É a minha vida e trabalho pelo rugby de coração. Agradeço à Brasil Rugby pela oportunidade de continuar a fazer o que amo”, comentou Tano. “Na arbitragem, no rugby e na vida é preciso paixão, disciplina e memória. Comecei cedo como jogador, num clube pequeno e muito antigo de Buenos Aires, o Porteño. Virei árbitro e trabalhei com o rugby em todos os seus níveis. Como coach, formei muitos árbitros, entre eles o Xavier Vouga [hoje diretor de arbitragem da Brasil Rugby]. O mestre sempre quer ver seu pupilo superá-lo, porque significa que o trabalho foi bem feito. É meu sentimento com o Xavier e quero transmitir isso a outro árbitros brasileiros.”.

“O árbitro de rugby precisa após uma partida conversar sobre o que ocorreu na partida para seguir evoluindo. É um dos trabalhos mais difíceis, pois o árbitro toma decisões a cada 6 segundos. Isso ao longo de 80 minutos. Que outro trabalho tem tantas decisões sendo tomadas nessa velocidade? É quase impossível e por isso é necessário estar sempre discutindo o jogo”.

“O Brasil é o maior país da América do Sul. É uma potência em vários esportes, sendo o país com mais medalhas olímpicas na região. Por que não no rugby também? Por que não na arbitragem do rugby? O Brasil pode ter destaque no rugby e na arbitragem. É um país de 200 milhões de habitantes com imenso potencial. Sou um argentino querendo contribuir com isso. Queremos chegar ao máximo e vamos ‘por tudo’. Queremos árbitros e árbitras do Brasil alcançando as maiores competições do rugby. Dois ou três árbitros e duas ou três árbitras em alto nível internacional é nossa ambição”.

Sobre a chegada de Tano Ciarrocchi como colaborador da Brasil Rugby, Xavier Vouga, comentou: “É uma honra para o Brasil e, em especial, para a arbitragem brasileira poder contar com o Tano como colaborador, já que, certamente, é uma das pessoas que mais sabe de arbitragem não na região, mas no mundo. Estamos muito animados com sua chegada ao time arbitragem Brasil Rugby e certamente ele nos ajudará a subir um escalão mais”.