World Rugby desenvolve treinadoras e brasileira está entre as participantes

World Rugby, a federação internacional, avançou com a bolsa Gallagher High Performance Academy (Academia de Alto Rendimento) para treinadoras e selecionou 10 profissionais para 2024, incluindo a brasileira Nívia Ferreira

 

A brasileira Nívia Ferreira foi escolhida como uma das 10 treinadoras a serem desenvolvidas pela World Rugby High Performance Academy, o novo programa de desenvolvimento de treinadoras mulheres criado em 2023. O lançamento do segundo ano de atividades foi nesta semana, em Los Angeles (Estados Unidos), durante etapa do SVNS (o Circuito Mundial de Rugby Sevens).

As treinadoras escolhidas realizaram uma série de sessões de coaching ao vivo, colocando em prática as habilidades que vêm aprendendo através da Academia e a experiência que adquiriram ao serem incorporados em suas respectivas equipes para o SVNS, do qual a seleção brasileira participa.

O objetivo da Academia é de desenvolver a nova geração de treinadoras tanto para o rugby sevens (modalidade olímpica, que segue crescendo), como para o rugby XV, cuja categoria feminina vive momento histórico com a criação do WXV (a nova liga mundial) e com a expansão da Copa do Mundo (em 2025, serão 16 seleções participantes, incluindo pela primeira vez na história uma equipe sul-americana). Entre as metas está a maior presença de treinadoras na categoria feminina e também a atuação treinadoras no rugby masculino.

“Participar dessa iniciativa do World Rugby é muito gratificante, pois mostra a valorização que a entidade está dando ao esporte feminino. Há um comprometimento com maior presença de mulheres em posições de liderança e como treinadoras. Com financiamento e capacitação, o World Rugby permite que mais mulheres naveguem em ambientes que não eram antes acessíveis”, comentou Nívia Ferreira. “Comecei num tom mais de desenvolvimento e formativo. Porém, participando agora do trabalho com as Yaras, tenho tido mais espaço e apoio para me desenvolver. A mentoria que recebo é fundamental para ganhar repertório técnico e teórico para poder atuar no futuro e poder trocar experiências e conhecimento. A proposta é de levar conhecimento para as seleções regionais, para nossa comunidade. Unir amor ao esporte com competência é o caminho para desenvolver o rugby”, concluiu.

Nivia Ferreira foi selecionada pela sua atuação no nível de clube, seleções regionais e pela sua ampla carreira acadêmica como doutora em Game Design e aquisição de habilidades em atletas de rugby.