Brasil e Colômbia jogarão no dia 29 de junho por vaga na Copa do Mundo de 2025

Pela primeira vez na história, a América do Sul terá vaga direta na Copa do Mundo de Rugby XV Feminino. As Eliminatórias serão um jogo único no Paraguai (campo neutro) entre Brasil e Colômbia

 

No dia 29 de junho, Brasil e Colômbia entrarão em campo no Paraguai por classificação inédita à Copa do Mundo de Rugby de 2025, edição feminina do Mundial de Rugby XV. A Copa do Mundo acontece de quatro em quatro anos e foi expandida para 2025 para 16 seleções, com a América do Sul assegurando pela primeira vez uma vaga direta. O Mundial será na Inglaterra.

 

Rivalidade regional entre Brasil e Colômbia

Brasil e Colômbia são os únicos países hoje na América do Sul com seleções de rugby XV feminino. As duas seleções têm se enfrentado anualmente desde 2019, apenas com interrupção em 2021 por conta da pandemia. Em 2023, foram três encontros entre os dois países, incluindo duas partidas valendo vaga no WXV, a nova liga mundial anual, que complementa o calendário internacional de seleções femininas. Na oportunidade, as colombianas falaram mais alto e avançaram ao WXV.

“A importância para o rugby feminino brasileiro é muito grande. Hoje, o Brasil tem apenas a cultura do sevens para o feminino e somos fortes. Agora, temos que conseguir ter uma cultura de rugby XV ainda mais forte”, comentou Emiliano Caffera, treinador das Yaras. “A preparação é muito difícil, pois não temos as atletas centralizadas e não contamos com as principais jogadoras da seleção de sevens. Ou seja, não podemos trabalhar com o grupo todo junto por muito tempo. Fazemos camps, mas como ainda são poucos jogos para cada atleta o trabalho não é fácil. Precisamos que elas joguem o maior número possível de jogos. Assim, sabemos que o favoritismo é colombiano e elas nos venceram nos últimos encontros, mas estamos trabalhando muito forte”, complementou.

 

Vagas na Copa do Mundo de 2025:

4 melhores seleções do Mundial de 2021: Nova Zelândia, Inglaterra, França e Canadá

1 vaga entre Austrália e Estados Unidos

1 vaga extra para a Oceania

1 vaga para a Europa

1 vaga para a América do Sul

1 vaga para a África

1 vaga para a Ásia

6 vagas para as melhores seleções do WXV 2024