Martin Jaco e Marjorie Enya representaram o Brasil na última Assembleia Geral da World Rugby

O presidente do Conselho da Confederação Brasileira de Rugby, Martin Jaco, e a representante sul-americana no Conselho do World Rugby e membra do Conselho da CBRu, Marjorie Enya, representaram o Brasil na última Assembleia Geral da World Rugby. Momento importante de decisões que impactam nosso esporte.

A expansão para 24 países na proxima Copa do Mundo masculino, o trabalho de visibilidade e crescimento para o XV feminino e a democratização do rugby no mundo, com a criação do T1Rugby (rugby sem contato), são exemplos práticos do caminho que a World Rugby quer tomar São fruto de diálogo e maior participação de todas as nações. É um momento único e oportuno para o rugby Brasileiro crescer em todas as dimensões“, comentou Martin Jaco.

As decisões informadas recentemente foram resultado de um processo bastante longo de consulta e trabalho do World Rugby junto a vários stakeholders, e buscam conciliar interesses que são muitas vezes bastante divergentes. Nesse sentido, era fundamental que a América do Sul e o Brasil estivessem representados nas últimas discussões que antecederam a votação. Vale reforçar que a aprovação do novo calendário e das alterações na Regulação 9 não foi unânime, o que só endossa a complexidade de se encontrar um caminho de convergência para que nosso esporte se torne de fato global. Vai ser imprescindível acompanharmos de perto também a implementação dessas decisões para garantir os melhores caminhos para a nossa região, sobretudo os países que ainda não estão na categoria high performance (antigo tier 1). Nossa expectativa é de que agora as associações regionais estejam mais próximas dos espaços em que essas discussões acontecem. Por último, queria só compartilhar que foi muito gratificante ver que o nível de maturidade da discussão foi bastante elevado, e que a comunidade do nosso esporte parece estar disposta e aberta a ouvir novas vozes“, explicou Marjorie Enya.

A Assembleia na última semana de outubro na França, durante a Copa do Mundo.