África do Sul é tetracampeã mundial de Rugby ao vencer Nova Zelândia na grande final

No sábado, o Stade de France, em Paris, foi o palco da grande final da 10ª edição da Copa do Mundo de Rugby entre África do Sul, os Springboks, e a Nova Zelândia, os All Blacks. O título ficou com os sul-africanos pelo segundo Mundial seguido  após vitória por 12 a 11

 

Chegou ao final no último sábado, dia 28, a 10ª edição da Copa do Mundo de Rugby teve seu encerramento com uma das melhores finais de todos os tempos. Em campo, na França, os dois únicos tricampeões mundiais, África do Sul e Nova Zelândia, considerados os países mais fortes do esporte – e os maiores rivais. A final atendeu às expectativas de muito drama e foi decidida nos detalhes com os Springboks sul-africanos se tornando os únicos tetracampeões do planeta ao vencerem o duelo por 12 a 11. Os All Blacks neozelandeses seguem com três títulos, seguidos da Austrália com dois títulos e da Inglaterra com um.

Os Springboks começaram mais forte o jogo e abriram 6 a 0 com dois penais chutados por Handré Pollard. Richie Mo’unga respondeu com penal para os All Blacks aos 17 minutos, mas Pollard deu o troco aos 19 minutos. Aos 27, a Nova Zelândia foi reduzida a 14 jogadores com o capitão Sam Cane recebendo cartão vermelho. Mesmo assim, os All Blacks ainda trocaram penais com  os Springboks, levando o duelo ao intervalo em 12 a 6 para os sul-africanos. No segundo tempo, dois cartões amarelos assombraram a África do Sul, que sofreu a pressão da Nova Zelândia em busca da virada. Aos 58′, Beauden Barrett marcou o try que poderia ter dado a vantagem aos All Blacks, mas o chute de conversão foi perdido. Mais tarde, a Nova Zelândia desperdiçou mais um chute de penal e os sul-africanos foram capazes de segurar o placar em 12 a 11 para ficarem com um título dramático.

A África do Sul igualou a Nova Zelândia como o único país a vencer a Copa do Mundo por duas vezes seguidas. Os neozelandeses tinham alcançado o feito em 2011 e 2015. Com isso, o capitão sul-africano Siya Kolisi se tornou o segundo capitão a erguer duas vezes a taça da Copa do Mundo. “Não há muitas coisas dando certo em nosso país e temos o privilégio de poder fazer o que amamos e inspirar as pessoas na vida, não apenas os esportistas. De onde eu venho, não poderia sonhar que poderia estar aqui hoje. Viemos de diferentes estilos de vida. Eu tinha meus próprios objetivos e ambições. Quero cuidar da minha família, quero retribuir à minha comunidade. É preciso ver a África do Sul para entender. Quando nos reunimos, nada pode nos parar, não apenas no esporte, mas também na vida”, comentou Kolisi ao final da partida.

Disputada a cada 4 anos, a próxima Copa do Mundo de Rugby masculina será em 2027 na Austrália e terá uma novidade: a competição foi expandida para 24 países participantes.

Bronze é inglês

Antes, na sexta-feira, Argentina e Inglaterra duelaram na disputa do 3º lugar e o jogo foi igualmente emocionante. A Inglaterra abriu frente no placar e segurou uma forte reação argentina, com o jogo terminando em 26 a 23 para os ingleses. A Argentina alcançou sua segunda melhor colocação na história, o quarto lugar, tendo atingido o terceiro posto apenas uma vez, em 2007. Já os ingleses se contentaram com o prêmio de consolação, fechando o ano em alta.

 

Craque neozelandês é o melhor jogador do mundo

No domingo, o World Rugby, a federação internacional, fez sua festa anual de premiação para os melhores do mundo e Ardie Savea, camisa 8 da Nova Zelândia, foi eleito o melhor jogador do mundo, após realizar Copa do Mundo espetacular aos 30 anos de idade. Outro neozelandês, Mark Tele’a, foi eleito o jogador revelação da temporada, enquanto o escocês Duhan van der Merwe marcou o try do ano em jogo pelo Six Nations europeu contra a Inglaterra.

Já o inglês Andy Farrell, treinador da Irlanda, foi eleito o melhor treinador do ano, mesmo após a prematura eliminação de sua equipe na fase de quartas de final do Mundial. No rugby sevens, o rugby olímpico, o melhor jogador do mundo foi o argentino Rodrigo Isgro.. Entre as mulheres, a melhor jogadora do mundo de rugby sevens foi a neozelandesa Tyla Nathan-Wong, ao passo que a melhor jogadora do rugby XV será anunciada na próxima semana.

 

O que é o Rugby?

O Rugby tem duas modalidades principais, o rugby de 15 jogadores e o rugby de 7 jogadores. A Copa do Mundo de Rugby é disputada na modalidade de 15 jogadores, com as partidas jogadas em 2 tempos de 40 minutos cada. A principal forma de pontuação é o try, que vale 5 pontos e consiste em se apoiara bola no chão na zona de in-goal, isto é, no fundo do campo. Após o try, a equipe que pontuou tem direito a um chute de conversão, isto é, a um chute entre os postes, que têm formato de “H”, valendo 2 pontos. Um chute ao “H” a partir de um penal vale 3 pontos, assim como o drop goal, que é um chute ao “H” dando com andamento. No Rugby, apenas o atleta com a bola em mãos pode ser derrubado e o jogo é marcado pelo respeito entre os atletas e com a arbitragem. “O Rugby é um esporte apaixonante, muito dinâmico, de conquista territorial e criação de espaços. Apesar do intenso contato físico, o jogo é muito legal e com regras que buscam zelar pela integridade dos atletas”, comentou Victor Ramalho.

 

Classificação final da fase de grupos da Copa do Mundo de Rugby de 2023 (após 4 jogos por time)

Grupo A: 1 🇫🇷França (18 pontos), 2 🇳🇿Nova Zelândia (15 pontos), 3 🇮🇹Itália (10 pontos), 4 🇺🇾Uruguai (5 pontos), 5 🇳🇦Namíbia (0 pontos)
Grupo B: 1 ☘️Irlanda (19 pontos), 2 🇿🇦África do Sul (15 pontos), 3 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿Escócia (10 pontos), 4 🇹🇴Tonga (5 pontos), 5 🇷🇴Romênia (0 pontos)
Grupo C: 1 🏴󠁧󠁢󠁷󠁬󠁳󠁿Gales (19 pontos), 2 🇫🇯Fiji (11 pontos), 🇦🇺Austrália (11 pontos), 4 🇵🇹Portugal (6 pontos), 5 🇬🇪Geórgia (3 pontos)
Grupo D: 1 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿Inglaterra (18 pontos), 2 🇦🇷Argentina (14 pontos), 3 🇯🇵Japão (9 pontos), 4 🇼🇸Samoa (7 pontos), 5 🇨🇱Chile (0 pontos)
Vitória = 4 pontos | Empate = 2 pontos | Derrota por até 7 pontos de diferença = 1 ponto | Derrota maior que 7 pontos = 0 pontos | Equipe que marca 4 ou mais tries no jogo = 1 ponto extra

 

Mata-mata

Quartas de final

14 de Outubro (Sábado) – 12h00 – Gales 17 x 29 Argentina | 16h00 – Irlanda 24 x 28 Nova Zelândia

15 de Outubro (Domingo) – 12h00 – Inglaterra 30 x 24 Fiji | 16h00 – França 28 x 29 África do Sul

 

Semifinais

20 de Outubro (Sexta) – 16h00 – Nova Zelândia 44 x 06 Argentina

21 de Outubro (Sábado0 – 16h00 – Inglaterra 15 x 16 África do Sul

 

Final

27 de Outubro – 16h00 – 3º lugar – Argentina 23 x 26 Inglaterra

28 de Outubro – 16h00 – Final – Nova Zelândia 11 x 12 África do Sul

 

Foto: Springboks campeões da Copa do Mundo de Rugby pela quarta vez na história / World Rugby