Copa do Mundo de Rugby será expandida para 24 times em 2027

Edição masculina de 2027 da Copa do Mundo de Rugby será na Austrália e contará com 24 seleções, 4 a mais que a atual edição de 2023. O Mundial acontece a cada 4 anos e o Brasil hoje ocupa o 26º lugar do Ranking Mundial do Rugby XV masculino

 

Considerado como o terceiro maior evento esportivo de seleções nacionais do planeta, a edição 2023 da Copa do Mundo de Rugby está sendo jogada neste momento na França e tem transmissões ao vivo para o Brasil pelos canais ESPN e Star+. Atrás apenas da Copa do Mundo da FIFA e dos Jogos Olímpicos em termos de impacto econômico, a Copa do Mundo de Rugby gerou, em sua edição de 2019 (disputada no Japão), 4,3 bilhões de libras, e a edição de 2023 promete se encerrar ainda maior, com a grande final marcada para o próximo dia 28 entre Nova Zelândia (All Blacks) e África do Sul (Springboks).

Enquanto os jogos se desenrolam, o World Rugby (a federação internacional) se reuniu nesta semana para acertar os detalhes da próxima edição da competição, que será jogada em 2027 na Austrália. A definição mais impactante foi a confirmação da expansão do torneio de 20 para 24 participantes, com a competição passando de 4 grupos de 5 times casa, em 2023, para 6 grupos com 4 times cada, em 2027. A próxima edição ainda ganhará uma fase de oitavas de final, hoje inexistente, o que permitirá que 16 países entrem na fase aguda de mata-mata.

Na edição 2023, que contou com 20 participantes, 18 dos 20 países melhor ranqueados estiveram presentes. Apenas Estados Unidos (18º do Ranking) e Espanha (19ª) ficaram de fora. O 21º e o 22º colocados, Namíbia e Chile, também se classificaram. O 23º, Canadá, o 24º Hong Kong China, a 25ª Rússia (hoje suspensa por conta da guerra na Ucrânia), o 26º Brasil e a 27ª Holanda são no momento os principais aspirantes às novas vagas.

Esta é a segunda vez na história que o Mundial de Rugby é expandido. A competição foi criada em 1987 com 16 participantes e permaneceu assim até 1995. Em 1999, houve a expansão para 20 seleções, número que se manteve até o presente. A edição 2027 será a 11ª da história. Nova Zelândia e África do Sul são as maiores campeãs, com 3 conquistas cada, e uma delas terminará o mês como a única tetracampeã. A Austrália tem dois títulos e a Inglaterra uma conquista.

“Se quisermos nos tornar um esporte verdadeiramente global, devemos criar maior relevância, oportunidade e competitividade para atrair novos fãs e aumentar o valor”, comentou Sir Bill Beaumont, presidente do World Rugby. “A decisão de expandir a Copa do Mundo de Rugby de 2027 para 24 seleções é lógica e a coisa certa a fazer. Apoiados por um novo calendário global que aumenta a certeza e as oportunidades, estamos focados em elevar os padrões, colmatar lacunas e criar um espetáculo que os fãs exijam ver. Com seu amor pelo esporte e pelos grandes eventos, a Austrália é o lugar perfeito para fazer exatamente isso”, completou.

Em 2027, a Copa do Mundo será jogada entre os dias 1º de outubro e 13 de novembro. O sorteio dos grupos ocorrerá em 2026.

 

O que é o Rugby?

O Rugby tem duas modalidades principais, o rugby de 15 jogadores e o rugby de 7 jogadores. A Copa do Mundo de Rugby é disputada na modalidade de 15 jogadores, com as partidas jogadas em 2 tempos de 40 minutos cada. A principal forma de pontuação é o try, que vale 5 pontos e consiste em se apoiara bola no chão na zona de in-goal, isto é, no fundo do campo. Após o try, a equipe que pontuou tem direito a um chute de conversão, isto é, a um chute entre os postes, que têm formato de “H”, valendo 2 pontos. Um chute ao “H” a partir de um penal vale 3 pontos, assim como o drop goal, que é um chute ao “H” dando com andamento. No Rugby, apenas o atleta com a bola em mãos pode ser derrubado e o jogo é marcado pelo respeito entre os atletas e com a arbitragem.

“O Rugby é um esporte apaixonante, muito dinâmico, de conquista territorial e criação de espaços. Apesar do intenso contato físico, o jogo é muito legal e com regras que buscam zelar pela integridade dos atletas”, comentou Victor Ramalho, comentarista de rugby dos canais ESPN e Star+.