
El-Shaddai (RJ), Melina (MT) e Leoas (SP) celebram título no Super Sevens, o Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby Sevens
Jacareí (SP) recebeu nesse fim de semana a 2ª etapa da temporada 2023 do Super Sevens e as cariocas do El-Shaddai foram as grandes campeãs da 2ª divisão, assegurando inédita promoção à elite nacional. O Melina venceu a penúltima etapa da 1ª divisão e as Leoas de Paraisópolis ganharam o inédito torneio sub 17
O fim de semana do rugby brasileiro foi todo voltado para o rugby sevens feminino que viveu a 2ª etapa da temporada do Super Sevens, o Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby Sevens, na cidade de Jacareí (SP), o Campo do Balneário. O evento contou com o último torneio da 2ª divisão adulta e o penúltimo da 1ª divisão, além do inédito torneio M17, jogado em etapa única.
A 2ª divisão atraiu as atenções por definir o clube campeão e promovido à 1ª divisão de 2024. À exemplo da etapa passada, o título da etapa final ficou com as cariocas do El-Shaddai, que selaram a ascensão meteóricas com novo título, fechando o Super Sevens com 100% de aproveitamento. Na final, clube de Jacarepaguá derrotou o Maringá por 29 a 5 indiscutíveis. “Conseguimos jogar em equipe e mantivemos sempre o mesmo nível. Agora é curtir o momento de irmos para a primeira divisão”, comentou Marcelle Souza, capitã do El-Shaddai e uma das atletas da Seleção Brasileira que o clube do Rio de Janeiro formou nos últimos tempos.
Pela 1ª divisão, a 2ª etapa colocou à prova o atual campeão nacional Melina, de Cuiabá, que vinha de derrota na final da etapa passada diante do Niterói. Desta vez, no entanto, a história foi outra e as matogrossenses ficaram com o título da etapa e assumiram a liderança isolada com uma etapa para o final. Após escorregar na primeira fase com empate com as paulistas do Band Saracens, o Melina se levantou. fez 27 a 0 sobre o Niterói na semifinal, dando o troco sobre as fluminenses, e venceu uma final emocionante contra o Curitiba por 15 a 12. O time paranaense havia sido último colocado na primeira etapa e teve um incrível salto de rendimento, vencendo todos os seus jogos na fase de grupos. Na semifinal, o Curitiba derrotou o Band Saracens por 21 a 5 e na final chegou a abrir frente de 12 a 0, mas sofreu a virada com o Melina marcando nada menos que 3 tries no segundo tempo, incluindo o da virada na última bola com Adryenne.
Na disputa pelo 3º lugar da etapa, o Niterói venceu o Band Saracens e seguiu na briga pelo título geral, estando somente 1 ponto abaixo do Melina. Na 1ª divisão, a matemática, além do título, é para ver quem acaba no Top 3, que vale Bolsa-Atleta, e no Top 6, que vale vagas na 1ª divisão de 2024. Os 2 últimos colocados terão que jogar repescagem pela permanência na elite em dezembro, com o Brasil Sevens.
Por fim, o torneio M17 inédito foi um marco para a categoria, avançando com o fomento à categoria de base feminina. O primeiro dia de ação do M17 foi em São José dos Campos, no CT da Brasil Rugby, com as finais sendo realizadas em Jacareí junto dos demais torneios. A competição contou com 8 participantes e foi vencida de modo invicto pelas Leoas de Paraisópolis, que superaram o Melina na final por 19 a 5.
A última etapa da 1ª divisão será novamente em Jacareí nos dias 11 e 12 de novembro e contará ainda com torneio único M19 (sub-19). Todos os vídeos da 2ª etapa estão na íntegra no YouTube da Brasil Rugby.

El-Shaddai campeã na 2ª divisão

Melina campeão na 1ª divisão

Leoas campeãs M17
Super Sevens – Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby Sevens – Etapa 2
1ª divisão
Grupo A: Niterói (RJ),
São José (SP),
Pasteur (SP) e
Curitiba (PR)
Grupo B: Melina (MT),
Band Saracens (SP),
Delta (PI) e
Leoas de Paraisópolis (SP)
2ª divisão
Grupo A: El-Shaddai (RJ),
Jacareí (SP),
Rio Rugby (RJ) e
GN Maricá (RJ)
Grupo B: Maringá (PR),
Goianos (GO),
Desterro (SC) e
USP (SP)
M17
Grupo A: São José (SP),
Jacareí (SP),
Maringá (PR) e
GN Maricá (RJ)
Grupo B: Leoas de Paraisópolis (SP),
Tornados Indaiatuba (SP),
Melina (MT) e
Pasteur (SP)
Foto: El-Shaddai vence a etapa final do Super 7s da 2ª divisão – Ícaro Leal / Fotojump