Centro-Oeste festeja em casa e é bicampeão do BR XV, o Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby XV

Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby XV se encerrou com grande jogo em Cuiabá (MT), no Melina Rugby Clube, com o time da casa se sagrando campeão com 18 a 15. Jogo teve histórica transmissão para o rugby, com UOL, Time Brasil, Brasil Rugby e Rádio Metrópole FM ao vivo no YouTube

 

Cuiabá foi o palco para a grande final do BR XV, o Campeonato Brasileiro Feminino de Seleções Regionais de Rugby XV, que chegou à sua segunda edição na história. E pela segunda vez seguida a seleção do Centro-Oeste se sagrou campeão em vitória apertada sobre São Paulo Capital por 18 a 15.

Os dois times foram a campo recheados de atletas da Seleção Brasileira que enfrentou neste mês a Colômbia pelas eliminatórias ao WXV, a nova liga mundial de seleções, e o resultado foi uma partida parelha do começo ao fim. O placar só foi movimentado depois dos 30 minutos com penal chutado por Tainá para o Centro-Oeste, que cravou seu primeiro try logo na sequência com Gabi. No entanto, as paulistas deram o troco no último lance antes do intervalo com try de Tixa, que levou o duelo à pausa em 8 a 5 para as anfitriãs.

O Centro-Oeste cresceu no segundo tempo e Adriene marcou o try que abria sólida vantagem de 15 a 5, ao qual se seguiu penal arrematado por Tainá com sucesso para abrir 18 a 5. São Paulo não desistiu e nos instantes finais os tries de Íris e Alessandra deram a esperança de virada para as visitantes. No entanto, faltou tempo para mais do lado paulista e o título foi assegurado pelo Centro-Oeste: 18 a 15.

“Grande alegria sermos campeãs diante de nossa torcida e nossa família. Somos bicampeãs num jogo, como esperado, muito duro. Estávamos muito preparadas”, comentou Tainá “Tatá”, capitã do Centro-Oeste e do Melina, além de atleta da Seleção Brasileira.

O BR XV foi criado em 2022 como parte do plano de desenvolvimento da Confederação Brasileira de Rugby para o rugby XV feminino, que vem ganhando cada vez mais importância estratégica para o esporte. Com a federação internacional criando o WXV em 2023 e expandindo a Copa do Mundo para 16 times em 2025, o rugby XV feminino brasileiro ganhou impulso, reativando a seleção brasileira e levando à criação do BR XV. Em adição, a Confederação criou o Projeto Nina para o fomento do rugby infantil e juvenil feminino por todo o país, alçando o rugby como modalidade destaque em empoderamento e protagonismo feminino.

BR XV Feminino – Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby XV

Final

29/07 – 15h3o (Cuiabá) | 16h30 (Brasília)

Centro-Oeste 18 x 15 São Paulo Capital

Árbitra: Érika Weiss

Local: CT do Melina – Cuiabá, MT

 

Foto: Gil Gomes/ Fotojump