Cuiabá recebe nesse sábado (29) a grande final do BR XV, o Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby XV

O Melina Rugby Clube recebe a grande final do BR XV Feminino, com transmissão ao vivo nos canais de YouTube do UOL Esporte, Time Brasil, Brasil Rugby e Rádio Metrópole FM Cuiabá. O jogo terá pontapé inicial às 15h30 de Cuiabá (16h30 de Brasília)

 

O ano de 2023 é um marco para o desenvolvimento do rugby feminino de 15 jogadoras no Brasil. A modalidade ganhou impulso com a criação do novo WXV, a liga mundial feminina, e com a expansão para 16 seleções da Copa do Mundo de 2025, o que levou à expansão do calendário da Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV e ao fortalecimento do campeonato nacional, o BR XV.

Criado em 2022 e jogado por seleções regionais, o BR XV está em sua segunda temporada e viverá a grande final nesse sábado, dia 29, com a seleção atual campeã, o Centro-Oeste, recebendo em Cuiabá a seleção de São Paulo Capital, que alcança uma final inédita. O time do Centro-Oeste se sagrou campeão em 2022 ao derrota São Paulo Vale por expressivos 41 a 3, em partida disputada em Saquarema (RJ). A equipe tem como base o Melina Rugby Clube, de Cuiabá, atual bicampeão brasileiro de rugby sevens, que vem cada vez mais investindo no rugby XV. Em 2023, o Melina realizou viagem à África do Sul para amistosos contra clubes locais e contra a seleção sul-africana e, voltando ao Brasil, recebeu a maioria dos treinos preparatórios da Seleção Brasileira para o Americas Rugby Trophy e para o Qualificatório ao WXV, consolidando seu centro de treinamentos como a casa das Yaras (a Seleção Brasileira) na categoria.

“Temos grande expectativa para essa final. Usamos ao longo do torneio muitas atletas num processo de aumento da base de jogadoras. Pelo sucesso do processo, temos boas dúvidas para a seleção do time que irá à final. O certo é que estaremos fortes para a grande final”, comentou o treinador do Centro-Oeste, Filipe Bicudo, do Melina. Além das atletas do Mato Grosso, o Centro-Oeste também contará na final com jogadoras do Goianos Rugby Clube, além de ter envolvido ao longo do torneio jogadoras do Guaicurus do Mato Grosso do Sul.

Já São Paulo Capital deu a volta por cima neste ano após cair na primeira fase de 2022. A capital paulista é um dos bastiões do rugby feminino brasileiro e irá ao Mato Grosso com várias atletas importantes que defendem as Yaras.

Duda Padilha, treinador da seleção paulista, comentou: “Tínhamos o objetivo de construir junto das atletas uma modalidade que elas ainda não estavam acostumadas. Saber como jogar e como criar oportunidade no XV foi o desafio inicial, mas facilitado pela grande qualidade delas já no sevens. Queremos ganhar e trazer o resultado, mas o mais importante é assegurar que o conhecimento e consciência das atletas sobre o rugby XV tenha evoluído”.

O BR XV de 2023 contou com a participação de 9 seleções, das quais 3 disputaram o Grupo Sul da primeira fase (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), ao passo que 6 jogaram o Grupo Sudeste/Centro-Oeste (Centro-Oeste, São Paulo Capital, Rio de Janeiro, São Paulo Vale, Minas Gerais e São Paulo Interior). Foram duas etapas com jogos em tempo reduzido (jogos de 30 minutos) na primeira fase, seguidos de semifinais em tempo cheio (2 tempos de 40 minutos). O Centro-Oeste chega à final invicto com 6 vitórias até aqui, incluindo triunfo sobre São Paulo Capital na primeira fase por 17 a 0 e vitória na semifinal contra o Rio de Janeiro por 45 a 5. Por sua vez, São Paulo Capital venceu 5 partidas, com a única derrota sendo justamente contra o Centro-Oeste. Na semifinal, o time paulistano venceu o Paraná por 22 a 7 em Curitiba.

 

O que é o Rugby XV?

O rugby de 15 jogadores é a modalidade mais tradicional e popular do rugby pelo mundo. O rugby também conta com o rugby sevens, o rugby de 7 atletas, que é a modalidade olímpica.

O rugby brasileiro feminino domina a América do Sul no rugby sevens e está classificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Recentemente, no entanto, o rugby XV entrou para os objetivos da Confederação Brasileira de Rugby, que relançou em 2019 a Seleção Brasileira para a categoria e em 2022 o BR XV, o Campeonato Brasileiro. Soma-se ao trabalho ainda a construção do Projeto Nina que fomenta o desenvolvimento das categorias de base do rugby feminino em todas as regiões do Brasil, criando espaços seguros e de empoderamento para as meninas que entram para o esporte.

 

BR XV Feminino – Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby XV

Final

29/07 – 15h3o (Cuiabá) | 16h30 (Brasília)

Centro-Oeste x São Paulo Capital

Árbitra: Érika Weiss

Local: CT do Melina – Cuiabá, MT

Foto: Fotojump