Chegou 2023: um ano de grandes desafios e muita paixão para o rugby brasileiro

O ano de 2023 começa e a Brasil Rugby celebra os desafios que estão por vir. Os próximos doze meses oferecerão oportunidades de crescimento para todos os segmentos do rugby nacional e demandará muito empenho e paixão de nós e de toda a comunidade.

São as Yaras que abrirão 2023 com a sequência da atual temporada do Circuito Mundial de Rugby Sevens. Logo em janeiro, nossa seleção feminina encarará torneios importantes na Nova Zelândia e Austrália.

Em fevereiro, nossos esforços se voltarão para um grande desafio: o Super Rugby Américas, que promete ser um marco para o rugby XV nacional. Os Cobras disputarão a liga profissional das Américas pela primeira vez em casa e ofereceremos a nosso público e apoiadores eventos de padrão internacional que mexerão com a paixão da bola oval brasileira. A liga está em franca ascensão assumindo uma nova identidade com a prestigiada marca “Super Rugby”, que significa excelência em nosso esporte. A liga da Oceania, a mais forte liga do mundo, agora tem laços também com nosso continente! O Super Rugby Américas no primeiro semestre fortalecerá os Tupis, que irão a campo nos meses seguintes, com test matches sendo aguardados.

Já em março será dado o pontapé inicial para o rugby brasileiro de clubes e de seleções regionais. Teremos o segundo ano do torneio que nos orgulha demais, o BR XV, que tornou realidade o rugby XV feminino e juvenil.

O Super 12 também terá seu início, remodelado e desafiador, colocando em campo a nata do nosso rugby XV masculino de clubes. Junto dele, as divisões de acesso e a nova Copa do Brasil movimentarão a modalidade de norte a sul, oferecendo plataforma para o desenvolvimento dos clubes Brasil afora.

Super Sevens renovado, Brasil Sevens com novo espaço no calendário e Copa Cultura Inglesa completam um calendário robusto de clubes e seleções regionais, bem articulado com as federações estaduais, que desenvolvem suas competições regionais, as quais seguem no coração de nosso esporte.

O ano se desenrolará com muitos outros destaques. De olho no sevens, é ano de Jogos Pan-Americanos no Chile para Tupis e Yaras, que ainda terão decisão os torneios qualificatórios para os Jogos Olímpicos.

As Yaras também terão um ano histórico jogando por vaga no WXV, a nova liga mundial de rugby XV feminino, que promete ser um marco global para o crescimento da categoria.

Os Curumins voltarão a jogar por vaga no World Rugby U20s Trophy e a expectativa é de muito trabalho com nossa base, alicerçado pelo fortalecimento da nossa Academia em São José dos Campos (apoiada por prefeitura e SNEAR) e do maravilhoso Projeto Nina, que empodera o rugby feminino de base e garante futuro para as novas Yarinhas, Yaras e rugbiers de todo o país. Cursos e capacitações, em ação conjunto sempre com Sudamerica Rugby e World Rugby, e muito trabalho duro ao lado do SESI nos oferecem um futuro cada vez mais empolgante.

Fora dos nossos gramados, mas chamando nossa atenção, ainda viveremos o período mágico para o rugby mundial que é a Copa do Mundo, que se desenrolará na França em setembro e outubro e servirá, como sempre, de inspiração para gerações.

O ano de 2023 é de desafios, inspiração e, claro, muita paixão pela ovalada. #VemProRugby

 

Foto: Porto Seguro x Vitória – Bahia Rugby