Superweek fechou grande ano para o Desenvolvimento da Brasil Rugby

Entre os dias 13 e 17 de dezembro, São Paulo recebeu a Superweek, grande evento de treinamento e educação que, além de formar novos educadores World Rugby e renovar lideranças de educadores e trainers, ofereceu diversos cursos e clínicas à comunidade do rugby

 

Evento da World Rugby (a federação internacional), organizado pela Sudamérica Rugby e pela Brasil Rugby, a Superweek fechou o ano do rugby nacional reunindo mais de 200 participantes da comunidade, entre educadores, treinadores, preparadores físicos, gestores, profissionais de saúde e atletas.

Organizada na Escola Estadual Alexandre von Humboldt, em parceria com o Rio Branco Rugby Clube, a Superweek deste ano se provou um marco para a Brasil Rugby, garantindo a formação, capacitação, reciclagem e aprimoramento da equipe de desenvolvimento da entidade.

Foram realizadas formações e cursos em Liderança, Força e Condicionamento, Coaching, Arbitragem e Primeiros Socorros, além da oferta de clínicas de scrum e de prevenção de lesões (o novo curso “Activate”).


Liderando os processos de formação, estão Martín Bassino (Gerente Regional de Capacitação da Sudamérica Rugby) e Joaquín Montes (arbitragem Sudamérica Rugby), com Luis Marchisio (educador World Rugby e UAR) encarregado das clínicas de scrum (que tiveram por objetivo aprimorar as técnicas de scrum e promover a segurança nas formações), Fernando Aguilera (educador World Rugby e UAR) aplicando o novo curso “Activate” e Ignacio Garcia (educador World Rugby e URU) responsável pela renovação das licenças dos educadores de coaching. “Foi uma semana muito intensa e produtiva de capacitação e formação no Brasil”, atestou Martin Bassino.

Ao todo, 18 educadores e 7 trainers passaram por atualização e renovação de licença, ao passo que 14 novos educadores foram formados, vindos de São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Bahia, além de um convidado internacional da Bolívia, mostrando o impacto da Superweek, que contou com participantes de todas as federações filiadas à Brasil Rugby. Ademais, 219 pessoas da comunidade participaram dos cursos e clínicas, representando um marco para o desenvolvimento do rugby nacional. Foram 140 horas de atividades, ao longo de 5 dias.

“A Superweek proporcionou uma semana incrível e esperamos que esse conhecimento acumulado possa ser levado adianta para a construção de um rugby brasileiro mais forte e mais seguro”, comentou Gabriel “Gabó” Cenamo, Coordenador de Treinamento e Educação da Brasil Rugby.