Americas Rugby Trophy começa com jogão entre Brasil e Chile

Brasil e Chile protagonizaram jogo de 14 tries em Mogi das Cruzes, que acabou com vitória chilena por 57 a 36.

 

O Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes, recebeu pela primeira vez partida internacional de rugby, com o jogo de abertura do Americas Rugby Trophy entre Brasil e Chile. O duelo foi intenso do começo ao fim, com o Brasil encarando em pé de igualdade um forte elenco chileno que se classificou para a próxima Copa do Mundo.

A partida marcou o retorno dos Tupis aos gramados brasileiros e o apoio da torcida se provou crucial para o Brasil reagir ao longo da partida. O duelo começou com os chilenos abrindo o placar aos 6′ com try do capitão Larenas, prontamente respondido com penal chutado por Zé. Os chilenos imprimiram ritmo forte e abriram vantagem com tries de Matías Garafulic e Marcelo Torrealba, mostrando perigo nas jogadas pela ponta.

Aos 27′, Douglas Rauth fez o try no pick and go que devolveu os Tupis ao jogo, mas o Chile respondeu com try de Alfonso Escobar, saindo de scrum. Antes da pausa, Adrio levantou a torcida rompendo para o segundo try brasileiro, que levou o duelo ao intervalo em desvantagem de 17 a 26.


O Brasil começou com tudo o segundo tempo com Neymar marcando precioso try em maul, para deixar o jogo em 24 a 26. Os pontas chilenos seguiram perigosos e Garafulic fez seu segundo try, mas os Tupis responderam com try de Varejão, em jogo lá e cá. Torrealba marcou novo try chileno, mas foi a vez de Robert guardar o try que manteve os Tupis na cola do placar, 38 a 36.

Adrio chegou a correr para o try que poderia dar a virada ao Brasil, recebendo offload de Buda, mas que acabou sendo julgado como para frente. Os Cóndores cresceram no fim e fecharam a vitória com tries de Game e Böhme, além de um try penal derradeiro. 57 a 36, números finais.

“Foi um grande dia podermos voltar a jogar em casa em frente ao nosso torcedor. Muito obrigado a quem veio torcer, foi muito importante para nossos jogadores. Vivemos bons momentos no jogo, mas detalhes do jogo nos custaram muito”, comentou Josh Reeves, diretor técnico e treinador interino dos Tupis.

“Esse foi um jogo para nos medirmos, já que o Chile acaba de se classificar à Copa do Mundo. Até os últimos minutos brigamos pela vitória com só uma posse de bola atrás”, comentou Lucas “Zé” Tranquez, abertura dos Tupis.

O próximo jogo em Mogi das Cruzes será na sexta, às 16h00, entre Chile e Canadá. O Brasil volta a campo no dia 26, às 19h30, contra os canadenses.

O Chile está na liderança com 5 pontos, ao passo que o Brasil tem 1, graças aos 5 tries obtidos, que conferiram aos Tupis o ponto bônus (dado à equipe que marca 4 ou mais tries).

 

36 X 57

🇧🇷Brasil 36 x 57 Chile🇨🇱, em Mogi das Cruzes

Árbitro: Talal Chaudhry (Canadá) / Assistentes: Damian Schneider (Argentina) e Nehuen Jauri Rivero (Argentina)

Público: cerca de 1 mil torcedores

 

🇧🇷Brasil XV

Tries: Rauth, Adrio, Neymar, Varejão e Robert

Conversões: Zé (4)

Penal: Zé (1)

15 Guilherme Coghetto, 14 Victor Guilherme “Feijão” Silva, 13 Lorenzo Massari, 12 Robert Tenório, 11 Daniel “Maranhão” Lima, 10 Lucas “Zé” Tranquez, 9 Douglas Rauth, 8 André “Buda” Arruda, 7 Matheus “Nego” Cláudio, 6 Adrio de Melo, 5 Cleber “Gelado” Dias, 4 Gabriel Paganini (c), 3 Henrique Ferreira, 2 Leonardo “Neymar” Silva, 1 Brendon Alves;

Suplentes: 16 Endy Willian Pinheiro, 17 Alexandre “Texugo” Alves, 18 Levy Marinho, 19 Gabriel “Fúria” Oliveira, 20 Diego Vidal, 21 Igor Luciano da Silva, 22 João Amaral, 23 Robson “Varejão” Morais;

 

🇨🇱Chile XV

Tries: M Garafulic (2), Torrealba (2), Larenas, A Escobar, Game, Böhme e try penal

Conversões: Videla (5)

15 Santiago Videla, 14 Cristóbal Game, 13 Pablo Casas, 12 José Larenas (c), 11 Matías Garafulic, 10 Rodrigo Fernández, 9 Marcelo Torrealba, 8 Alfonso Escobar, 7 Ignacio Silva, 6 Santiago Edwards, 5 Javier Eissmann, 4 Clemente Saavedra, 3 Iñaki Gurruchaga, 2 Tomás Dussaillant, 1 Javier Carrasco;

Suplentes: 16 Diego Escobar, 17 Sebastián Otero, 18 Lucas Bordigoni, 19 Santiago Pedrero, 20 Joaquín Milesi, 21 Lukas Carvallo, 22 Tomás Salas, 23 Raimundo Martínez;

 

Foto: Fotojump/Brasil Rugby