Brasil convocado para os Jogos Sul-Americanos (ODESUR)

Em outubro, as seleções brasileiras de rugby sevens estarão em Assunção, no Paraguai, para as disputas dos Jogos Sul-americanos da ODESUR, evento que reúne todas as modalidades olímpicas. O Brasil disputará os torneios feminino e masculino do rugby sevens entre os dias 7 e 9, com transmissões ao vivo do Canal Olímpico do Brasil.

No masculino, o evento valerá como qualificatório para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Ao todo, a América do Sul conta com quatro vagas no Pan, sendo duas em disputa nos Jogos Sul-americanos, uma em torneio posterior a ser definido e uma já assegurada para o Chile, país sede.

A Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens está sendo treinada por Lucas Duque, ex jogador da seleção, um dos ídolos recentes dos Tupis. A base do time conta com oito atletas que jogaram pelo Brasil no rugby XV neste ano e outros quatro com passagens anteriores pela seleção, com o Brasil apresentando um elenco bastante experiente.

Já entre as mulheres, o Brasil defende as medalhas de ouro conquistadas em Cochabamba 2018 e em Santiago 2014, nas duas edições anteriores nas quais a modalidade fez parte do programa oficial dos Jogos Sul-americanos e é comandada pelo treinador Will Broderick e vem de um 11º lugar na Copa do Mundo disputada no começo de setembro na África do Sul. Ao todo, nove atletas que estiveram no Mundial estarão nos Jogos Sul-americanos. No feminino, o Brasil já conquistou sua vaga em Santiago 2023 ao ser campeão do Campeonato Sul-Americano realizado em Saquarema em junho.

 

Feminino

Aline Furtado (USP)
Andressa Alves (El-Shaddai)
Anne Oliveira (El-Shaddai)
Bianca Silva (Leoas de Paraisópolis)
Camilla Isis Carvalho (El-Shaddai)
Eshyllen Coimbra (El-Shaddai)
Isadora Lopes (Melina)
Luiza Campos (Charrua)
Marcelle Souza (El-Shaddai)
Mariana Nicolau (São José)
Marina “Tchoba” Fioravanti (Band Saracens)
Thalia Costa (Delta)

Treinador: Will Broderick

 

Masculino

Ariel Rodrigues (Poli)
Daniel “Maranhão” Lima (Poli)
Douglas Rauth (Curitiba)
Felipe Sancery (São José)
Guilherme Coghetto (Farrapos)
Lucas Drudi (Jacareí)
Lucas “Zé” Tranquez (Poli)
Matheus Cláudio (Jacareí)
Matheus Cruz (Jacareí)
Rafael “Raj” Spago (Pasteur)
Robert Tenório (Poli)
Robson “Varejão” Morais (Pasteur)

Treinador: Lucas Duque

 

Foto: Bruno Ruas @ruasmidia / Brasil Rugby