CBRu redefine cargo de diretor técnico para potencializar sistema de alto rendimento

São Paulo, 11 de maio de 2022 – A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) anuncia diretor técnico para focar exclusivamente na gestão do desenvolvimento contínuo do programa de alto rendimento do rugby brasileiro.

O objetivo da mudança é ter um profissional exclusivo para estabelecer as diretrizes técnicas para o desenvolvimento e a evolução do rugby nacional. Assim, definirá e acompanhará a execução das estratégias desde a base até as seleções principais masculina e feminina nas categorias adulta e juvenil e nas modalidades XV e 7s. Também intensificará a integração dos clubes e das seleções regionais ao sistema de identificação e formação de talentos da confederação.

Para a missão, a CBRu escolheu o ex-atleta Joshua “Josh” Brian Reeves, de 31 anos, que atuou por seis anos na seleção brasileira, participou de diversas competições internacionais importantes e coleciona feitos como o título de campeão sul-americano de XV em 2018. Naturalizado brasileiro desde 2019, o neozelandês Josh Reeves jogou em clubes como Wanderers, Ireland, Jacareí, Poli e Utah Warriors e também foi auxiliar técnico da Seleção Brasileira Feminina de 7s em 2015.

Mais que sua ligação emocional com o Brasil, por ser casado com uma brasileira e ter um filho nascido no país, Reeves é admirado por acreditar na construção de um projeto sólido e de longo prazo para o rugby nacional. A comunidade rugbier reconhece sua dedicação, postura ética e liderança não apenas quando esteve dentro das quatro linhas, mas também como gestor esportivo internacional.

Integrou a equipe técnica de desenvolvimento do jogo na província de Canterburry, na Nova Zelândia, país que é uma das principais potências do rugby mundial, seja no masculino com os All Blacks ou no feminino com as Black Ferns. Trabalhou na Major League Rugby dos Estados Unidos, no Warriors Academy de Utah como development coach de atletas M20 e M18. Mais recentemente ocupou o cargo de diretor técnico do clube irlandês Sligo Rugby e trabalhou na área de desenvolvimento do jogo na província de Connacht, também na Irlanda.

“O acompanhamento técnico mais centrado possibilitará que o sistema de alto rendimento se aproxime mais das seleções regionais e dos clubes no Brasil, assim como de jogadores e profissionais que estão atuando em ligas do exterior”, observa João Nogueira, diretor de Alto Rendimento da CBRu.

“Minha atuação exclusiva como diretor técnico buscará construir um ciclo virtuoso e fortalecer toda a cadeia do rugby brasileiro. Os atuais head coaches das seleções masculina e feminina poderão agora concentrar mais esforços na preparação de suas seleções de XV e sevens e seguir com a estratégia de renovação constante dos elencos”, explica o novo gestor Josh Reeves.

“Nossos treinadores e staffs técnicos têm nível internacional. A ideia é usar todas as ferramentas viáveis para maximizar nosso ambiente de alto desempenho. Vamos implementar ajustes em busca de obter a tão almejada qualificação de Tupis e Yaras para a Copa do Mundo de XV. Manter é claro o feminino na elite mundial de sevens, melhorar sua posição no circuito da World Rugby e garantir vaga em mais uma edição dos Jogos Olímpicos. Estamos convictos de que o masculino também tem potencial para melhorar seus resultados no sevens”, afirma Reeves.

Dentre suas atribuições, o diretor técnico desenvolverá um plano de competição para inserir nossas seleções em torneios apropriados de modo que os atletas tenham jogos em qualidade e quantidade suficientes para sua evolução ao longo da temporada. Sua atuação inclui gerenciar parcerias e relações internacionais da área técnica, além de promover capacitação permanente dos treinadores e a estrutura necessária para melhoria de performance e alcance das metas de alto rendimento.

O diretor técnico contribuirá também no direcionamento dos treinos técnicos e físicos, na gestão das áreas de apoio, no acompanhamento das metas de desempenho individual de cada desportista e no monitoramento de atletas atuantes dentro e fora do país.