Cobras perdem para Selknam na segunda rodada

Os Cobras Brasil XV foram derrotados pelos anfitriões do Selknam, por 46 a 10, na noite de sábado (19), no estádio Elias Figueroa, na cidade de Valparaíso, no Chile. A partida fechou a segunda rodada da III Superliga Americana de Rugby (SLAR), transmitida com exclusividade pelos canais ESPN e pela plataforma de streaming STAR+. Gerenciada pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e patrocinada por Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Irko Hirashima, Testfy e Universal Assistance, a franquia brasileira voltará a campo no dia 26 (sábado), às 17 horas, contra a colombiana Cafeteros Pro, na cidade de Assunção, no Paraguai.

“Pesou nossa indisciplina com muitos penais em todas as áreas do jogo. Nos poucos bons momentos que tivemos, os penais atrapalharam a evolução dos lances. Fora os cartões que deixaram praticamente nosso time com um a menos por 40 minutos ao longo da partida. Agora é refletir sobre os erros e corrigir a tempo para o confronto do próximo sábado”, analisou Fernando Portugal, head coach dos Cobras.

O domínio chileno foi possibilitado sobretudo pelo excesso de penalidades cometidas pelos Cobras (24 contra 10) e também pelos cartões amarelos (4 contra 1) recebidos. Aos 7 minutos, Tomás Dussailant abriu o placar com um try decorrente de um maul (formação em que três ou mais jogadores avançam em bloco para se aproximar do in-goal ou zona do try), um recurso bastante utilizado pelo Selknam no confronto. Francisco Urroz, um dos principais pontuadores da partida, completou a conversão.

O time brasileiro reagiu aos 11 minutos com um penal convertido pelo abertura Lucas Tranquez. Poucos minutos depois, os anfitriões voltaram a pressionar a defesa brasileira, aproveitando melhor os laterais e scrums. As ausências dos jogadores da equipe brasileira advertidos com cartão amarelo também facilitaram o plano de jogo chileno.

No segundo tempo, os Cobras ainda marcaram com o capitão Arthur Bergo (try) e Bautista Santamarina (conversão), um dos jogadores argentinos da franquia. Porém, o Selknam manteve o equilíbrio entre defesa e ataque e ainda assinalou mais três tries e duas conversões, dando números finais à partida.