Tupis estreiam contra Los Teros nesta sexta no Americas Pacific Challenge

A seleção brasileira masculina de rugby segue com os treinos na cidade de Montevidéu à espera do primeiro desafio no Americas Pacific Challenge. A partida de estreia dos Tupis será contra os anfitriões Los Teros nesta sexta-feira (22), às 17 horas, com transmissão exclusiva da ESPN no canal Star+. Como o aplicativo do canal estará com o pacote Acesso Livre disponível nos dias 22, 23 e 24, os fãs de rugby poderão conferir o clássico sul-americano gratuitamente.

O APC é uma competição sub-23 promovida pela World Rugby e foca nas futuras estrelas do rugby, já que 23 dos 29 jogadores de cada equipe devem ter 23 anos ou menos. Outros seis jogadores podem ser de qualquer idade, desde que maiores de 18 anos.

Organizado em sistema de bolha pela World Rugby com suporte da Sudamérica Rugby, o torneio reunirá seis seleções (Brasil, Argentina XV, Chile, Paraguai, Uruguai e o segundo time dos Estados Unidos) ao longo de três rodadas, com as partidas disputadas sempre no estádio Charrúa. Devido a problemas em sua programação de viagem, o selecionado norte-americano não estará presente no jogo inaugural contra a Argentina XV.

Pelo regulamento, a partida é declarada como empate somando as equipes dois pontos cada uma. Estas duas seleções disputarão mais duas rodadas e as demais, três rodadas; aquela que somar mais pontos é declarada a campeã.

O Brasil está no grupo A junto com Argentina XV e Chile. O B é formado por Paraguai, Estados Unidos e Uruguai. As três rodadas reúnem jogos entre as seleções de grupos opostos. Confira abaixo os confrontos e os horários.

A comissão técnica brasileira, liderada pelo head coach da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), Fernando Portugal, convocou 29 atletas para a competição:

1 – Adrio Melo – 20 anos – Pasteur (SP)

2 – Alexandre Alves (Texugo) – 25 anos – Desterro (SC)

3 – Brendon Pinheiros – 22 anos – Pasteur (SP)

4 – Carlos Moura – 19 anos – Jacareí (SP)

5 – Daniel Lima (Maranhão) – 23 anos – Poli (SP)

6 – David Páscoa – 23 anos – Jacareí (SP)

7 – Douglas Rauth – 24 anos – Curitiba (PR)

8 – Endy Pinheiro – 26 anos – Curitiba (PR)

9 – Felipe Gonçalves – 21 anos – Pasteur (SP)

10 – Gabriel Oliveira (Fúria) – 19 anos – Jacareí (SP)

11 – Gabriel Paganini – 28 anos – Bandeirantes (SP)

12 – Gabriel Quirino – 22 anos – São José (SP)

13 – Henrique Ferreira – 22 anos – Pasteur (SP)

14 – Joel Ramirez – 23 anos – Jacareí (SP)

15 – Joel Santos – 21 anos – Pasteur (SP)

16 – Kauã Guimarães – 23 anos – Pasteur (SP)

17 – Leonardo Silva (Neymar) – 22 anos – São José (SP)

18 – Nicholas Sydorowitz – 21 anos – Exeter (Inglaterra)

19 – Lucas Abud – 28 anos – Poli (SP)

20 – Lucas Spago – 21 anos – Pasteur (SP)

21 – Maiki dos Santos – 19 anos – Indaiatuba (SP)

22 – Matheus Menezes – 19 anos – Farrapos (RS)

23 – Matheus Claudio (Nego) – 23 anos – Jacareí (SP)

24 – Pedro Aparecido – 19 anos – Poli (SP)

25 – Piero Pozzi – 19 anos – Ilhabela (SP)

26 – Rafael Gattino – 20 anos – Joaca (SC)

27 – Robert Tenório – 25 anos – Poli (SP)

28 – Robson Morais (Varejão) – 23 anos – Pasteur (SP)

29 – Victor Domingues – 23 anos – Curitiba (PR)

CBRu e World Rugby – O head coach Fernando Portugal comentou o início do novo ciclo, após a queda nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, e a possibilidade de observar atletas mais jovens no torneio que possui limitação de idade.

“Começamos o novo ciclo com esta competição. Para os jogadores é uma oportunidade interessantíssima, pois disputarão partidas internacionais e vão entender qual nível de exigência de competições deste patamar. Para a comissão técnica, além de enxergarmos em quais aspectos esse jovem grupo precisa ser melhor trabalhado, é positivo comparar nosso nível com nossos adversários diretos da região”, destacou.

O presidente da World Rugby, Sir Bill Beaumont, destacou que o APC está no centro da estratégia de aumentar a competitividade do rugby em todos os níveis – regional, nacional e internacional. “Estamos felizes em fazer parceria com confederações e regiões em uma competição que promove e apoia o desenvolvimento de alguns dos melhores jovens jogadores das Américas. Esperamos que esta experiência os ajude a progredir no futuro para as maiores arenas esportivas”, declarou.

 

Americas Pacific Challenge 2021:

Sexta, 22 de outubro

Chile x Paraguai – 14h

Brasil x Uruguai – 17h

Argentina XV x EUA Selects (cancelado*)

 

Quinta, 26 de outubro

Brasil x EUA Selects – 12h30

Argentina XV x Paraguai – 15h30

Chile x Uruguai – 18h30

 

Sábado, 30 de outubro

Brasil x Paraguai – 12h30

Chile x EUA Selects – 15h30

Argentina XV x Uruguai – 18h30

 

* Devido a problemas em sua programação de viagem, os Estados Unidos não participarão do jogo inaugural contra a Argentina XV. Pelo regulamento, a partida é declarada como empate somando as equipes dois pontos cada uma.