Tupis se preparam para o Americas Pacific Challenge e conhecem tabela do torneio

Os Tupis conheceram nesta sexta-feira (17.09) os adversários do Americas Pacific Challenge, próximo desafio da seleção brasileira nesta temporada. A competição sub-23, que não foi realizada em 2020 por conta da pandemia da COVID-19, será disputada de 22 a 30 de outubro, em Montevidéu (Uruguai), em sistema de bolha. 

Além do Brasil, também estarão na disputa a Argentina XV, Chile, Paraguai, Uruguai e o segundo time dos Estados Unidos, que disputam três rodadas no estádio Charrúa, o mesmo que foi palco do returno e da fase final da Superliga Americana de Rugby. A equipe que somar mais pontos é declarada a campeã.

O Brasil está no grupo A e encara adversários do grupo oposto, o B. A estreia será contra o Uruguai, no dia 22 de outubro. O segundo duelo será contra a equipe B dos Estados Unidos no dia 26, e por fim o adversário será o Paraguai, no dia 30. Os horários serão confirmados pela Sudamérica Rugby em breve, assim como informações de transmissão.

O head coach da seleção brasileira, Fernando Portugal, comentou o início do novo ciclo, após a queda nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, e a possibilidade de observar atletas mais jovens no torneio que possui limitação de idade.

“Não tivemos tempo de lamentar o que foi a derrota na qualificação e já começamos um novo plano para um novo ciclo com essa competição. Para os jogadores é uma oportunidade  interessantíssima, pois disputarão partidas internacionais e vão entender qual nível de exigência de competições deste patamar. E para nós, a promoção e observação de novos atletas é muito positiva. Além de enxergarmos em quais aspectos esse grupo precisa ser melhor trabalhado, comparar nosso nível com nossos adversários diretos da região”, destacou Fernando Portugal.

O torneio é financiado e apoiado pela World Rugby e foca nas futuras estrelas do rugby, já que 23 dos 28 jogadores de cada equipe devem ter 23 anos ou menos. Outros cinco jogadores podem ser de qualquer idade, desde que maiores de 18 anos.

O presidente da World Rugby, Sir Bill Beaumont, disse: “A missão estratégica da World Rugby é fazer crescer o rugby a nível mundial e este torneio está no centro desta estratégia ao focar em aumentar a competitividade geral do rugby a nível nacional, regional e internacional”.

“Estamos felizes em fazer parceria com confederações e regiões em uma competição que promove e apoia o desenvolvimento de alguns dos melhores jovens jogadores das Américas. Esperamos que esta experiência os ajude a progredir no futuro para as maiores arenas esportivas”, declarou.

Americas Pacific Challenge 2021:

Sexta, 22 de Outubro
Chile A x Paraguai A
Argentina XV v EUA Selects
Brazil A x Uruguay A

Quinta, 26 de Outubro
Brasil A x EUA Selects
Argentina XV x Paraguai A
Chile A x Uruguai A

Sábado, 30 de Outubro
Brasil A x Paraguai A
Chile A x EUA Selects
Argentina XV x Uruguai A